22/06/2017 Vigilantes recebem homenagem da Câmara Municipal no seu dia

A Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta quinta-feira (22), solenidade em homenagem ao dia do vigilante. Proposta pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), a solenidade, que aconteceu no plenário montado no bairro de Nazaré, onde acontece o Câmara Cidadã, condecorou 27 vigilantes da cidade.

O vereador Sandro Pimentel, que também é vigilante, falou sobre a importância de reconhecer o trabalho dos profissionais de vigilância da capital potiguar. "É uma honra para mim poder realizar uma solenidade que visa lembrar e reconhecer a importância do vigilante, homenagear uma classe que muitas vezes trabalha de uma forma estressante, tem salários baixos, enfrenta desafios diários e que não é muito valorizada pelas empresas contratantes", afirmou o vereador.

De acordo com o parlamentar foram escolhidos 27 nomes de destaque da categoria que viveram momentos difíceis durante o exercício da função. "Nós escolhemos nas bases da categoria vigilantes com destaque, que já passaram por situações complicadas e conseguiram vencer, como é o caso do ex-vigilante Jeimyson que foi baleado e ficou paraplégico durante um assalto", explicou.

O Dia do Vigilante é comemorado anualmente em 20 de junho. Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança do ambiente.

José Geraldo de Farias, que trabalha há 37 anos como vigilante, destacou que a homenagem é importante para o fortalecimento da categoria. "Foi uma boa surpresa receber, por iniciativa do vereador Sandro Pimentel, essa homenagem porque há alguns anos nossa profissão não tinha qualquer reconhecimento, ele vem surgindo aos poucos e graças ao trabalho do vereador, que também é vigilante, nossa classe está bem representada e se fortalecendo cada vez mais", disse José Geraldo.

Genésia Macedo falou sobre a felicidade de estar representado a classe entre os homenageados do dia. "Eu me sinto feliz porque é como se eu estivesse representando toda a classe, homens e principalmente as mulheres que sofrem tantos preconceitos dentro da profissão por acharem que não somos capazes de exercer nossas funções. Somos capazes e fazemos o trabalho muito bem feito", enfatizou Genésia, vigilante há 8 anos.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso