20/06/2017 Escotismo completa 100 anos no RN com homenagem da Câmara

Por proposição da vereadora Nina Souza (PEN), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta segunda-feira (19), para celebrar os 100 anos de história do Escotismo no Rio Grande do Norte. A solenidade contou com ampla participação de autoridades, escotistas e dirigentes de diversos grupos do estado. Na ocasião, foram homenageadas personalidades que colaboraram para o crescimento do movimento no RN.

O Movimento Escoteiro foi criado em 1907, na Inglaterra, por Baden Powell. Chegou ao Brasil em 1910, por intermédio de oficiais e praças da Marinha Brasileira que estavam na Europa e se impressionaram com a nova metodologia de educação complementar. Já no Rio Grande do Norte, atendendo as solicitações do poeta Olavo Bilac, grande admirador do escotismo, o então vice-governador Henrique Castriciano, em 24 de junho de 1917, fundou oficialmente o Movimento Escoteiro em terras potiguares.

"É importante neste dia, ressaltar o protagonismo dos jovens escoteiros potiguares, que guiados por lideranças qualificadas, realizaram práticas fabulosas e dignas de registro nesta sessão solene. Que sirvam de exemplo para as gerações do presente e do futuro, como norte para um mundo mais humano, justo e fraterno para todos nós", declarou a vereadora Nina Souza.

Segundo ela, o escotismo tem como objetivos a busca incessante por valores éticos e a formação do caráter das crianças em idade escolar. "Ao longo de 100 anos vem provando que é possível cada um fazer sua parte; que mesmo que diante da ausência de condições, não podemos nos acomodar nem deixar de servir ao próximo sem esperar recompensas", completou a parlamentar.

Na oportunidade, o professor e diretor presidente dos Escoteiros do RN, Antônio Varela da Silva Neto (Neto Varela), disse que o trabalho em equipe e a vida ao ar livre são técnicas desenvolvidas pela prática do escotismo, que levam o jovem a despertar o espírito de cooperação, participação e preservação dos recursos naturais e, como consequência, tornar-se um adulto feliz.

"Diante de uma sociedade carente de fraternidade, respeito e responsabilidade, o movimento escoteiro tem demonstrado ser essencial aos nossos dias. Aos cem anos, continua atual e importante para transmitir conceitos positivos para que se alcance equilíbrio na convivência entre as pessoas", observou Neto Varela. "Certamente este reconhecimento do Legislativo natalense serve de incentivo para continuarmos firmes em nossa missão", concluiu.

Fotos: Marcelo Barroso