15/06/2017 Câmara institui "Dia de Prevenção e Combate a Cegueira por Catarata e Glaucoma"

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Natal acatou o Projeto de Lei nº 109/2016, de autoria do vereador Luiz Almir (PR) e subscrito pela vereadora Carla Dickson (PROS), que institui o dia 26 de maio como "Dia de Prevenção e Combate a Cegueira por Catarata e Glaucoma. Uma nova votação vai acontecer na próxima semana, em segunda discussão, para aprovação final do documento.

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo e o glaucoma uma doença ocular hereditária e progressiva que, se não for detida, em 80% dos casos leva à cegueira total. O objetivo da matéria é promover a realização de palestras informativas, seminários e exames preventivos, com consultas oftalmológicas.

Para a vereadora Carla Dickson, essas ações vão contribuir para ajudar a identificar e prevenir o avanço dos casos dessas doenças na capital potiguar. "Diversas cidades e estados já instituíram seus respectivos dias e semanas de difusão da informação sobre doenças do sistema da visual. É importante que os natalenses tomem conhecimento dessas enfermidades que tem causado prejuízos para os pacientes", justificou a parlamentar.

Segundo ela, a maior parte da população não vai ao oftalmologista regularmente e por conseguinte muitos portadores de glaucoma não sabem que tem o distúrbio. "Por isso mesmo a doença é líder em cegueira irreversível, haja vista que tantas pessoas tem seu diagnóstico realizado em fase avançada do problema", completou.

Na mesma direção falou o vereador Cícero Martins (PTB). "A intenção é alertar para o risco de que males recorrentes, se não tratados a tempo, acabem levando à cegueira. Isso porque a visão de muitas pessoas tem sido afetada em consequência dessas patologias e precisamos conscientizar a sociedade que tanto o cuidado primário das doenças, quanto a visita ao médico, são fundamentais para evitar que o pior aconteça".

Também em primeira discussão, foi aprovada uma proposição apresentada pelo vereador Kleber Fernandes (PDT) que reconhece como de Utilidade Pública Municipal a "Associação dos Advogados do Rio Grande do Norte - AARN". O texto foi subscrito pelas vereadoras Natália Bonavides (PT) e Nina Souza (PEN) e os vereadores Ney Lopes Júnior (PSD) e Cícero Martins.

Fechando a sessão, o plenário deu parecer favorável ao Projeto de Resolução nº 01/2016, encaminhado pelo presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), que estabelece a realização de cursos para os parlamentares que exercerão o primeiro mandato.

Fotos: Marcelo Barroso