• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

14/06/2017 Biblioteca da Câmara é reinaugurada com espaço infantil e de autores potiguares

Criada há dez anos na Câmara Municipal de Natal, a biblioteca Carlos Belo Moreno foi reinaugurada na manhã de hoje (14), com o Espaço de Literatura infantil Monteiro Lobato e o Espaço Potiguar Luiz Carlos Guimarães nu acervo que já está disponível para uso dos servidores e do público externo. A inauguração contou com a presença do jornalista e membro da Academia Norte Riograndense de Letras, Paulo Macedo, professores e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fernanda Jalles, além das diretoras da Escola do Legislativo, Michele Paulista, e da Fundação Djalma Maranhão,  Denise Acioly e servidores da casa.

"Nós da Academia de Letras louvamos a iniciativa. A gestão do presidente vereador Raniere Barbosa é revolucionária e serve de modelo para todas as Câmaras do estado. Essa biblioteca é uma oportunidade fantástica para envolver as crianças de forma que aprendam, compreendam e absorvam cultura em seu aprendizado", disse Paulo Macedo. O presidente da Câmara, Raniere Barbosa, relembrou que o espaço é aberto para estudantes de todos os níveis. "Para o ensino infantil, médio e superior.A presença das escolas associa a cultura e a literatura com o poder legislativo. O espaço é pequeno, mas grandioso e com estrutura para atendes desde estudantes do ensino infantil até o ensino superior. Adotamos essa política que seria inédita se todas as casas legislativas pudessem repetir esse feito", disse. 

A biblioteca já recebe estudantes que visitam a Câmara no projeto "Escola na Câmara" e está aberta para também receber a comunidade. "O usuário pode vim e fazer suas pesquisas. Temos mais de seis mil livros, computadores e um sistema de informatizado de catálogos das obras", detalha Sabina Pires, diretora da biblioteca. Cerca de 200 livros estão no espaço potiguar que conta com vereadores autores como Franklin Capistrano (PSB), com a obra Poemagens; Sandro Pimentel, com o título Planejamento e Déficit Habitacional; além de outros autores como o ex-vereador George Câmara, Cassiano Arruda, Cefas Carvalho e Zila Mamede. Parte desse acervo é doação dos vereadores e do presidente Raniere, mas a biblioteca recebe doações de qualquer pessoa. Hoje, a professora e contadora de histórias, Eva Potiguar, que fez contação de histórias para os alunos a ocasião, foi uma das que doou livros de sua autoria. 

A diretora do CMEI Fernanda Jalles, Danielle Queiroz, elogiou o espaço de leitura da Câmara e disse que soma-se aos trabalhos que as escolas executam. "Precisamos de espaços de leitura e de cultura. Natal precisa de parcerias como esta com as escolas. Nós temos no CMEI um projeto de literatura que também recebe doações e vindo aqui, a gente soma um trabalho a outro", destacou. Ainda na ocasião, a diretora do Memorial da Câmara, Udymar Pessoa, entregou um quadro com a imagem do patrono da biblioteca, Carlos Belo Moreno, como primeira iniciativa de resgate da memória do legislativo natalense. O memorial será inaugurado nos próximos meses.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso