14/06/2017 Câmara homenageia os 152 anos da Batalha Naval

Por propositura do vereador Raniere Barbosa (PDT), a Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta quarta-feira (14), solenidade em homenagem aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo. A solenidade, além de representantes da Marinha, contou com a presença de membros da Força Aérea, da Infantaria Motorizada, do jornalista Paulo Macedo, fundador da Sociedade do Amigos da Marinha do RN, dos vereadores Dinarte Torres (PMB) e Preto Aquino (PEN).

"A Câmara Municipal tem o dever de fazer todos estes registros importantes da História do Brasil. Não podemos deixar passar despercebido a tamanha representatividade das forças armadas, e na presente homenagem, da Marinha Naval que obteve vitória em uma batalha tão importante para nosso país. Uma batalha que contou com a participação do Rio Grande do Norte e que influenciou para a fundação da cidade de Riachuelo", afirmou o presidente da Câmara Municipal Raniere Barbosa.

Ocorrida em 11 de junho de 1865, a Batalha do Riachuelo foi decisiva para a vitória brasileira na Guerra do Paraguai. O confronto ocorreu nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai localizada na província de Corrientes, na Argentina. Naquela época, o Paraguai tentava ter o controle da Bacia do Prata para ter acesso ao Oceano Atlântico. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo garantiu ao Brasil o uso dos rios que eram o principal canal para operações de guerra.

"A Batalha do Riachuelo foi a maior batalha naval do Atlântico Sul e foi decisiva para a Guerra da Tríplice Aliança demonstrando a coragem e o heroísmo dos marinheiros brasileiros. A Marinha do Brasil comemora essa data importante com o intuito de cultivar o espírito de dedicação, persistência e otimismo para as futuras gerações", explicou o comandante do 3º Distrito Naval,  vice-almirante Aguiar Freire.

Durante a solenidade foi renovado o convênio entre a TV Câmara Natal e a Marinha Naval para a veiculação de programas institucionais na grade de programação da TV. "Hoje estamos renovando e ampliando esse convênio que já existia com a Marinha, a gente passa a exibir na nossa grade, não só durante a semana, mas também nos finais de semana, um novo conteúdo de tudo que a Marinha está produzindo. É um momento importante para a Câmara Municipal por está trazendo novidades para a grade da TV", disse Virgínia Coelli, diretora da TV Câmara Natal.  Para o assessor de comunicação social do 3º Distrito Naval, comandante Cleber Ribeiro, o convênio é importante para que a sociedade conheça as atividades da Marinha Naval.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso