• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

13/06/2017 Comissão de Saúde da CMN realiza vistoria no CAPS Zona Leste

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal visitou, nesta segunda-feira (12), as instalações do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS), na Zona Leste da capital potiguar, com o objetivo de fiscalizar o andamento dos trabalhos na instituição. Estiveram presentes na vistoria a vereadora Carla Dickson (PROS) e os vereadores Fernando Lucena (PT), Franklin Capistrano (PSB) e Dickson Nasser Júnior (PSDB).

Os CAPS são serviços de saúde municipais e abertos que oferecem atendimento diário. Foram criados para atender à população, realizar atendimento clínico, promover a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecer os laços familiares e comunitários. Atualmente, a unidade possui 1 mil pacientes cadastrados - dos quais 600 participam das atividades promovidas - com uma média de 20 atendimentos por dia. 

"Recebemos a denúncia sobre a falta de médico. Na verdade temos um CAPS, porta de entrada de todo sistema de psiquiatria de Natal, com apenas quatro médicos, que não dão plantão à noite. Ora, existem 1 mil pessoas inscritas nesta unidade que precisam de consultas e remédios, uma demanda que sobrecarrega estes profissionais. E a tendência é piorar, haja vista a diminuição no orçamento da saúde a cada ano", lamentou o vereador Fernando Lucena, presidente da Comissão de Saúde.

Desta mesma opinião compartilhou o vereador Franklin Capistrano (PSB). Segundo ele, o sistema não consegue atender a demanda e a população não está recebendo um atendimento satisfatório. "A verdade é que os transtornos mentais respondem pela terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com levantamentos realizados pela Previdência Social de 2008 para cá. Enquanto isso, constatamos nesta visita que a rede municipal de Saúde não tem estrutura para enfrentar este desafio".  

 
Texto: Junior Martins
Fotos: Marcelo Barroso