09/06/2017 Câmara Municipal participa de solenidade dos 152 anos da Batalha Naval do Riachu

O Presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), participou, na manhã desta sexta-feira (09), no comando do 3º Distrito Naval, da cerimônia promovida pela Marinha em comemoração aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo.

Na ocasião foram entregues medalhas da Ordem do Mérito Naval, considerada a comenda mais relevante da organização militar. A homenagem é destinada a militares da Marinha, mas também entregue, em caráter excepcional, a corporações e personalidades civis.

“É uma batalha histórica, mais do que centenária, com grande representatividade e que demostra o poder das forças armadas, destacando-se a Marinha Naval. Estamos hoje aqui representando a Câmara Municipal nesse grande evento que teve um papel importante e essencial para a vitória brasileira”, disse Raniere Barbosa.

O Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire destacou a participação fundamental da Marinha para o desfecho vitorioso do país na batalha de Riachuelo.

“A Batalha se iniciou com perspectivas não muito favoráveis para nossa esquadra e pelo fruto da nossa persistência e criatividade do nosso Almirante Barroso nós conseguimos sobrepujar o inimigo, todas as dificuldades e sairmos vitoriosos em uma batalha estrategicamente importantíssima para o desfecho da guerra”, explicou Aguiar Freire.

O Vice-Almirante acrescentou que “o espírito dessa comemoração é homenagear nossos heróis que deram suas vidas em prol do Brasil, assim como, passar uma mensagem de persistência, criatividade e otimismo, itens fundamentais para vencer qualquer adversidade”.

Batalha do Riachuelo

Ocorrida em 11 de junho de 1865, a Batalha do Riachuelo foi decisiva para a vitória brasileira na Guerra do Paraguai. O confronto ocorreu nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai localizada na província de Corrientes, na Argentina. Naquela época, o Paraguai tentava ter o controle da Bacia do Prata para ter acesso ao Oceano Atlântico.

O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo garantiu ao Brasil o uso dos rios que eram o principal canal para operações de guerra.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso