08/06/2017 Sueldo Medeiros propõe debate sobre criação de Parque Tecnológico

Apontado como trampolim para o desenvolvimento da capital potiguar, o Parque Tecnológico de Natal será pauta de audiência pública na Câmara  Municipal, às 10h desta sexta-feira (9). O debate proposto pelo vereador  Sueldo Medeiros (PHS) tem como foco a concessão de incentivos fiscais a empresas e instituições vinculadas ao Parque, objeto de matéria enviada pelo Executivo à Casa.

“A implantação do Parque possibilitará a criação de novas empresas por meio da geração do conhecimento dos pesquisadores e de instituições que se instalem no espaço e esses incentivos constituem o  primeiro passo para tornarmos essa ideia realidade”, explica Sueldo,  ressaltando que será conferida ampla discussão técnica acerca da  proposta, com os órgãos e as entidades envolvidos, a exemplo das universidades, e a sociedade.

O Projeto de Lei Complementar enviado pela Prefeitura quantifica a  concessão dos incentivos fiscais pensados para as empresas de Tecnologia  da Informação e para as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).  A proposta substitui outra anteriormente enviada ao parlamento com  vistas à criação de área especial destinada à implantação de empresas de  tecnologia da informação.

O vereador lembra que as perspectivas de geração de empregos diretos e  indiretos são boas e que a renúncia de receita tem expectativa de  arrecadação. “De acordo com estudos, já no primeiro ano, se apenas 10%  das empresas já instaladas aderirem à dinâmica, a renúncia de ISS  (Imposto Sobre Serviços) será de R$ 113 mil ao passo que a arrecadação  será incrementada em R$ 581 mil”, exemplifica Sueldo.

Segundo o diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD), o professor  Ivonildo Rego, que já foi reitor da UFRN, o Parque consiste em um  ambiente propício para o desenvolvimento de projetos de base tecnológica  e para a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, estimulando a  sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais  competitivas. “O IMD dispõe de grande infraestrutura física e humana e  acumulou experiência capaz de garantir as condições propícias para  viabilizar plenamente esse empreendimento. Para tanto, a parceria com o  Poder Público é fundamental”, aponta Ivonildo.

Representantes das universidades, do IMD, da Prefeitura e de outras instituições  científicas farão parte da mesa de trabalhos e o debate será aberto ao  público. “Vivemos um momento em que é imprescindível a adoção de medidas  capazes de promover não só a elevação de receitas, mas principalmente o  desenvolvimento da economia local e estamos diante de uma grande  oportunidade”, defende Sueldo, que preside a Comissão de Ciência,  Tecnologia e Inovação da Câmara  Municipal.

Texto: assessoria vereador Sueldo Medeiros