08/06/2017 Câmara prestigia lançamento de campanha em prol do Lar da Vovozinha

Mantendo a política de atenção voltada para a pessoa idosa em Natal, já abraçada pela Frente Parlamentar do Direito do Idoso, a Câmara Municipal prestigiou ontem (7) o lançamento da campanha "Abrace a Vovozinha", do Lar da Vovozinha, casa abrigo que acolhe atualmente 40 idosas com atendimento integral 24 horas por dia. O presidente do legislativo natalense Raniere Barbosa (PDT) esteve presente à apresentação da campanha que foi feita para a imprensa e convidados.

A proposta é atrair duas mil pessoas que se disponham a doar por um período fixo um valor mínimo (sugerido) de R$ 30 para a manutenção da casa. Esse valor pode variar de acordo com a vontade do voluntário. Empresas também podem participar. "Esperamos trazer a sociedade para dentro da instituição. Precisamos fazer com que a casa tenha sustentabilidade e não se torne dependente do poder público. Precisamos de pessoas para se tornarem um doadores fixo e que venham também conhecer os serviços", explicou Rilson Fláubert, coordenador da campanha. Cada vovó custa em média R$ 2,5 mil sendo necessários, então, R$ 100 mil mensais. O Lar da vovozinha sobrevive de parte do repasse de aposentadoria daquelas internas que recebem o benefício, algo em torno de R$ 38 mil, e um repasse da Prefeitura do Natal no valor de R$ 13,7 mil, precisando dispor 25 vagas para a Prefeitura. Com as doações consegue totalizar sua receita em até R$ 70 mil para manter um quadro com 35 funcionários e toda a estrutura necessária para atender às idosas.

O diretor da entidade, João Francisco de Souza, explicou que há ainda as exigências dos órgãos de fiscalização para promover adaptações à estrutura da casa, mas não há recursos para tanto. É também neste sentido que a campanha deve colaborar."Por meio dessa campanha esperamos arrecadar recursos e nos adequar as exigências legais exigidas. Para todas as mudanças que precisamos fazer precisaríamos de uns R$ 300 mil, ou então podemos até perder o alvará de funcionamento", disse. Para ser um doador basta procurar as redes sociais do Lar da Vovozinha e preencher um formulário no endereço http://goo.gl/forms/hAx7noUYpi

O problema da falta de apoio às instituições de idosos tem sido alvo de debate na Câmara em audiências públicas, reuniões, solicitações, requerimentos e visitas dos vereadores para verificar a situação dessas casas. Para o vereador Raniere Barbosa, a iniciativa da campanha tende a sensibilizar a sociedade. "É preciso cobrar mais atenção do poder público, mas também compartilhar essa responsabilidade com a sociedade civil. O Lar da Vovozinha trabalha com dificuldades sem deixar de oferecer  um serviço de excelência diante do afastamento do poder público. De nossa parte, enquanto poder legislativo, estamos abertos a buscar a interlocução com o poder executivo, mediando para que possa se aproximar e dar mais assistência a essas entidades", disse Raniere.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Marcelo Barroso