07/06/2017 CMN participa de capacitação de gestores municipais

A Câmara Municipal de Natal, por meio do seu presidente Raniere Barbosa (PDT), esteve presente à última edição do 3° Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais, promovido pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), em parceria com as Federações das Câmaras Municipais (Fecam) e dos Municípios (Femurn).

O encontro reuniu no Cine Teatro Municipal de Parnamirim, gestores dos municípios da região Agreste e Grande Natal. Raniere Barbosa, que também é presidente da Fecam, destacou como a iniciativa da corte de contas tende a beneficiar a gestão pública dos municípios. "Todas as regiões foram contempladas no sentido de aprimorar o controle de contas. Esse trabalho valoriza e oportuniza maior qualidade no serviço para que os gestores evitem erros, muitas vezes ocasionados, não pela má fé, mas pela falta de informações", disse.

O encontro teve como tema "Início de mandato: orientação aos gestores de prefeituras e câmaras municipais", sendo uma forma do TCE prevenir erros nas prestações de contas. "Estamos estreitando a relação entre o TCE e seus jurisdicionados. Cada vez que é dada a devida orientação, haverá menos erros e menos corrupção. Já atingimos todos os municípios passando pelos municípios pólo e estamos concluindo esta edição na região metropolitana", explicou o presidente do TCE-RN, conselheiro Gilberto Jales.

Gestores dos 167 municípios do estado já foram beneficiados com os encontros regionais, que passou por Mossoró, Martins e Caico, antes de Parnamirim. O presidente da Femurn, Benes Leocádio, ressaltou como os encontros auxiliaram os gestores neste início de mandatos. Os erros mais comuns, segundo diz, falhas técnicas e formais na redação, descumprimento de prazos e letodologia na realização de contratos e licitações. "Quem assume não tem como saber de tudo, todos os trâmites sobre gestão. Quando o TCE oferece essa oportunidade, miniminiza erros e otimiza a gestão", disse.

Fotos: Marcelo Barroso