• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

02/06/2017 Comissão anuncia audiência pública sobre "Parque Tecnológico"

Em reunião nesta manhã (2), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Câmara Municipal de Natal, anunciou a realização de uma audiência pública para discuti o Projeto de Lei Complementar, encaminhado pelo Executivo Municipal, sobre a regulamentação de áreas que possam abrigar parques tecnológicos na capital. O presidente da comissão, vereador Sueldo Medeiros (PHS) e o presidente da Casa, Raniere Barbosa (PDT), agendaram o debate para a próxima sexta-feira (9).

O projeto chegou à Câmara há mais de um ano e foi remetido ao Executivo para adequações no seu teor, retornando agora para apreciação da Câmara . "Faremos a leitura deste projeto na sessão da próxima terça-feira e é um projeto que voltou mais abrangente. Ele regulamenta que podem ser criadas áreas para parques tecnológicos e vai além, com certa complexidade porque envolve o código tributário de renuncia fiscal, no sentido de prever isenções fiscais para empresas que se instalarem nestas áreas. A Câmara vai dar a oportunidade de ouvir todos os atores envolvidos. O que vi do meio acadêmico vir aqui com uma comissão de educadores e especialistas preocupados que, pela ausência de lei, Natal não tem competitividade no mercado de tecnologia da informação, estimula para que esse debate seja aberto a toda a população", disse Raniere, relembrando que ontem o projeto foi debatido em reunião com o prefeito Carlos Eduardo Alves, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva e comitiva, além de parlamentares e secretários de governo.

O vereador Sueldo Medeiros ressaltou que o projeto é prioridade na comissão. "Dada a importância deste debate, vamos dar total publicidade e convidar instituições e pessoas envolvidas. É uma matéria importante para formar mão de obra, estimular o mercado da tecnologia da informação revelando também a necessidade de formar novas gerações por meio do uso do pensamento computacional nas escolas", disse.

Essa formação desde a base escolar é algo que será cada vez mais exigido quando a cidade passar a abrigar parques tecnológicos. Esse alerta foi feito pelo professor do Instituto Metrópole Digital (IMD), Charles Madeira. Ele fez uma apresentação destacando a necessidade da preparação de alunos já na educação básica, contextualizando com as mídias tecnológicas que já são familiares à nova geração. "As escolas não acompanham a tecnologia. É necessário modificar o método de ensino. O processo somente de ensinar não prepara estudantes para o ensino técnico e superior e não garante o aprendizado. É preciso contextualizar, levar tecnologia às escolas e formar professores. O IMD está com esse olhar direcionado para o ensino básico e oferece formação na graduação, pós-graduação, mestrado para professores do ensino básico. É um processo que se encaminha lentamente, sabemos o que fazer, mas precisamos de pessoas para por em prática", relatou. O presidente da Comissão, Sueldo Medeiros, disse que entre as atividades da comissão está prevista uma visita ao Instituto Metrópole Digital.

Assista a reunião da comissão pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=aglH1vRBu-c


Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo