01/06/2017 Associação de Bares e Restaurantes busca apoio da Câmara

Por iniciativa do vereador Kleber Fernandes (PDT), na tarde desta quinta-feira (1), representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN - Abrasel, reuniram-se na sala da presidência do poder legislativo com o intuito de resolver problemas que freiam o desenvolvimento do setor. Presentes na ocasião o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), e os vereadores Felipe Alves (PMDB), Klaus Araújo (SD) e Robson Carvalho (PMB).

Segundo a classe, a lei que obrigada todo bar e restaurante a ter um estacionamento privativo, dificulta o desenvolvimento financeiro dos estabelecimentos, visto que é preciso um alto investimento para cumprir essa prerrogativa. "A Câmara tem esse papel de interlocução com a classe empresarial e a sociedade de forma geral, e esse aspecto que está restringindo o avanço do empreendedorismo na área de restaurante e bares muito nos preocupa. É um setor que gera emprego e renda, arrecada  recursos para o município, e infelizmente sofre com excesso de burocracia com relação a obrigatoriedade do estacionamento. Algumas empresas estão fechando e outras precisando desembolsar altos investimentos para adquirir terrenos. O plano diretor irá regulamentar todo esse processo, porém, até que chegue nesta Casa legislativa, é preciso criar medidas paliativas, porém emergenciais, no sentido de flexibilizar essas normas para que o empresário possa empreender de uma forma mais tranquila", argumenta Kleber.

Para Artur Fontes, presidente da Abrasel - RN, é possível se espelhar em uma cidade vizinha, Recife, que retirou essa obrigatoriedade dos estacionamentos. "O nosso setor é de grande representatividade para a nossa cidade, e é preciso uma atenção maior para os nossos pleitos. O de hoje é justamente dessa obrigatoriedade, nós almejamos em poder escolher em ter ou não um estacionamento. Conheço empresário que precisou investir 1 milhão apenas para se adequar as regras e não ter a casa fechada. Nos comprometemos em conversar com os demais vereadores e mostraremos a lei de Recife como base; não é tão fácil como parece, mas se houver um consenso tenho a certeza que a Câmara facilitará a resolução desse impasse", avalia.

Para Raniere Barbosa, o poder legislativo irá cooperar para que o setor não fique prejudicado. "É de fato que os bares e restaurantes da nossa cidade são o carro chefe que aquece a nossa economia. É preciso entender os problemas, discutir sobre o que aflige a classe, e tentar solucionar da melhor maneira possível. Daremos uma ampla transparência para essa discussão e numa próxima reunião chegaremos a um denominador comum".

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior