01/06/2017 Comenda Marcílio Canário homenageia quadrilheiros de Natal

Com o objetivo de valorizar a cultura junina na cidade de Natal a Câmara Municipal realizou, na manhã desta quinta-feira (01), solenidade em homenagem aos festejos juninos. Na ocasião 37 nomes que se destacaram no movimento receberam a Comenda Quadrilheiro Marcílio Canário.

"Marcílio Canário é uma grande referência no movimento junino da nossa cidade e também do nosso estado. Foi pioneiro em diversos diferenciais  nas quadrilhas juninas, através de Marcílio foi criada a quadrilha estilizada, o teatro foi introduzido nas quadrilhas, além de danças diferenciadas. Portanto, é mais que merecido entregarmos essa honraria, essa Comenda com o nome dessa grande personalidade, a todas essas pessoas que valorizam e propagam a cultura junina em nossa cidade", afirmou Eudiane Macedo (SD), propositora da homenagem.

A vereadora destacou a importância de o poder público apoiar e valorizar o movimento quadrilheiro da cidade de Natal. "Esta Casa, que é a Casa do povo, tem que dar visibilidade a todas as manifestações culturais e o movimento junino merece uma atenção especial do poder público porque é nossa cultura, é a cultura do nordeste, são pessoas que dançam sem nenhum apoio, são pessoas que dançam por amor e precisam do nosso reconhecimento, do nosso apoio.", finalizou Eudiane.

Dácio Galvão, Secretário Municipal de Cultura (Secult), enfatizou que a entrega da Comenda motiva cada vez mais o segmento quadrilheiro da capital potiguar. "A proposição da vereadora Eudiane não poderia ser em um momento mais oportuno. Essa homenagem reafirma essa cultura de tradição, essa cultura tão enraizada no povo nordestino e também reabilita alguns militantes que não estão mais ativamente no movimento, mas que muito contribuíram, a um congraçamento com os mais jovens, os novos talentos", disse o secretário da Secult.

Radimily Silva Santana não escondeu a emoção de representar o tio, Marcílio Canário de Brito, fundador, em 1981, do Arraiá Barauê que marcou época com os trabalhos estilizados no estado. "Eu me sinto muito honrada de receber em nome do meu tio essa homenagem. Gostaria que ele estivesse aqui, mas como não é possível eu vou representá-lo com muita emoção", afirmou Radimily.

A sobrinha de Marcílio falou sobre a dedicação do tio, morto em 2009 vítima de problemas cardíacos, ao movimento quadrilheiro. "Marcílio Canário foi um revolucionário no movimento junino de Natal e do Rio Grande do Norte. O primeiro presidente a evoluir um tema, foi o primeiro a fazer com que uma quadrilha trocasse de figurino na quadra durante a apresentação, foi uma pessoa que dedicou sua vida aos trabalhos em prol da cultura junina do estado", explicou Radimily.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Verônica Macedo