01/06/2017 Câmara homenageia Instituto Suvag e concede cidadania a Vera Benevides

Inclusão social é umas das principais vertentes que move o Centro de Saúde Auditiva - Suvag. Este ano a instituição celebra 35 anos de existência e, por iniciativa da vereadora Júlia Arruda (PDT), a Câmara Municipal de Natal comemorou essa data com uma sessão solene na noite desta quarta-feira (31). Na ocasião, também foi entregue o título honorífico de cidadão natalense a Vera Lúcia Benevides, importante colaboradora do Suvag- RN. Os vereadores Preto Aquino (PEN) e Nina Souza (PEN), prestigiaram a solenidade, além da equipe do instituto, amigos e familiares da homenageada.

O Centro SUVAG do RN é uma entidade de Saúde Auditiva e Assistência Social, tem suas ações voltadas à promoção da saúde auditiva, visando a prevenção, o diagnóstico da surdez e a reabilitação da audição e da fala de pessoas com deficiência auditiva, contribuindo para que sua inclusão na sociedade aconteça de forma independente e autônoma. "Essa sessão solene é motivo de muito orgulho, o Suvag- RN é uma instituição filantrópica que ajuda a romper o silêncio de pessoas com deficiência auditiva. É uma entidade genuinamente de assistência social, que considera todas as necessidades de seus pacientes, tratando de forma integral. Me sinto lisonjeada de ser a propositora dessa justa homenagem", disse Júlia Arruda.

Ao longo dos 35 anos de atuação, já foram mais de 34 mil pacientes atendidos. O diretor tesoureiro e um dos principais idealizadores do projeto no estado, Francisco das Chagas Pinheiro, falou da emoção do reconhecimento da Casa legislativa com essa celebração. "A maioria da equipe dirigente do instituto tem uma história ligada com algum parente que necessitava de uma atenção especial, e diante dessa batalha, conseguimos construir tudo no qual chegamos hoje. Começamos devagar, com uma casa alugada, e hoje temos nossa sede própria. Sou extremamente grato a vereadora Júlia e à todos que contribuíram para este brilhante evento".

E a noite também foi especial para a professora e educadora Vera Lúcia Benevides. Nascida em Taipú (RN), Verinha, como é carinhosamente chamada, visto que o plenário ficou pequeno para tantos amigos e familiares, recebeu afetuosos depoimentos, ressaltando seu papel no instituto e também de suas relações pessoais. Suas filhas afirmaram que se inspiram nela todos os dias e as enche de orgulho. Para vereadora Júlia Arruda, Vera é um exemplo de mãe, uma mulher destemida e ousada. "Essa Casa se engrandece com essa honraria, é uma noite em que fazemos jus à alguém que carrega no peito e na alma, o verdadeiro espírito de cidadã natalense, de fato e de direito", ressalta a parlamentar.

"Hoje eu sou só gratidão, não há outra palavra que possa definir esse momento. Tantas crianças com quem tive a honra e a sorte de conviver; aprendi muito mais do que ensinei. A dificuldade auditiva em nada interfere na incrível inteligência desses meninos. No caminho das artes e com todo inestimável apoio da equipe, descobri crianças excepcionalmente habilidosas.Meu trabalho sempre foi muito prazeroso, o olhar de encantamento de uma criança ao conseguir se comunicar, os talentos reconhecidos, por tudo isso, devo agradecer hoje o centro Suvag. Me sinto muito honrada em ganhar este título", comemora a nova cidadã natalense.

Na cerimônia, receberam diplomas meritórios pelos revelantes serviços prestados os seguintes homenageados:

- Ana Luiza Amaral
 - Severino da Rocha
- Jailza Sousa de Carvalho
- Sheila Patrícia Medeiros
- Acácia de Brito Coelho
- Gisele Dantas

Assista a solenidade pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=0O583tM49A4

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Verônica Macedo