31/05/2017 Com debate sobre drogas, Câmara lança Frente Parlamentar Evangélica

O papel do segmento evangélico no combate às drogas foi a primeira pauta levada à Câmara Municipal de Natal pela Frente Parlamentar Evangélica, lançada hoje (31) no legislativo municipal que tem em sua composição cinco, entre 29 vereadores, representantes do segmento evangélico. A Frente é coordenada pela vereadora Carla Dickson (PROS) e contou com a participação dos vereadores Eriko Jácome (PTN), Bispo Francisco de Assis (PSB) e Dinarte Torres (PMB), além do deputado estadual Albert Dickson (PROS) e representantes de projetos que trabalham com o prevenção, acolhimento e tratamento de usuários e ex-usuários de drogas.

O capelão estadual da Igreja Assembleia de Deus, Hilton Andrade, explicou que coordena um trabalho voluntário de evangelização em cerca de 50 pontos de consumo de drogas e sem-tetos em Natal, além de unidades prisionais. "A gente leva a palavra como uma luz para estas pessoas. Acolhemos e convidamos a seguir outro caminho e abandonar a vida das drogas. A receptividade é grande. Percorremos áreas de risco com a intenção de salvar vidas e temos conseguido muitos egressos do mundo das drogas", relatou. Durante a reunião, o grupo "Liberto por Cristo", formado por ex-detentos e ex-usuários de drogas, fez apresentações musicais, que são parte das atividades realizadas no grupo.

A prevenção foi um dos destaques apontados pelos presentes à reunião da Frente. Neste sentido, o cabo da Polícia Militar, Albimar Rocha, integrante do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, disse que o trabalho de prevenção nas escolas foi reduzido nos últimos anos e destacou a importância da prevenção. "Quando tratamos um usuário, o custo é muito maior do que quando fazemos um trabalho de prevenção, sem contar no benefício para toda a população que terá uma pessoa a menos usuária de drogas ou envolvida na criminalidade. O PROERD e a ronda escolar deveriam estar atuando em todas as escolas, mas a estrutura foi reduzida", disse. De 220 policiais envolvidos, que juntamente com voluntários em dia de folga chegava a 300, apenas 20 estão sendo disponibilizados para o programa. Já a ronda escolar, que antes dispunha de duas viaturas para cada região da capital, hoje tem metade dessa estrutura a disposição, segundo informou o cabo.

Para a vereadora Carla Dickson o objetivo da Frente é buscar soluções para estas distorções e mostrar como a comunidade evangélica pode contribuir para resolver os problemas da sociedade, incentivando ações do gênero. "Não será discussão sobre religião. É nosso dever como representantes da população e do público evangélico  mostrar o que este segmento tem de bom, de ação, a contribuir para a sociedade. Queremos juntar as ações que o segmento pratica em comum. Esta é a primeira reunião da Frente que vai se reunir mensalmente, mas até a próxima reunião faremos visitas às casas de recuperação para conhecer o trabalho, as dificuldades e tentar apontar soluções", destacou.

Assista à reunião da Frente Evangélica pelo canal da TV Câmara:  https://www.youtube.com/watch?v=spNlk_0DjDQ

Fotos: Marcelo Barroso