30/05/2017 Frente Parlamentar do livro debate importância da leitura

A Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura da Câmara Municipal de Natal, coordenada pela vereadora Eleika Bezerra (PSL), reuniu-se nesta manhã (30) para atrair novos integrantes e debater a importância da leitura na formação do cidadão, a partir da educação infantil. Participaram pedagogos, bibliotecários, mediadores de leitura e representantes de entidades e órgãos ligados ao assunto. O vereador Franklin Capistrano (PSB) também compareceu e a vereadora Natália Bonavides (PT) avisou que também pretende integrar a frente.

Durante o encontro foram apresentados projetos de leitura e as dificuldades para executá-los. A mediadora de leitura Nayra Mateus detalhou como os projetos são realizados no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amor de Mãe, na Praia do Meio. Lá o trabalho é realizado desde o berçário, até atividades realizadas com os pais. "Desenvolvemos atividades na escola e com os pais da comunidade. Temos espaços em diversos setores da escola, além da biblioteca, na sala de espera para os pais, na sala dos servidores para que também adotem o hábito da leitura, além de atividades como tenda literária, piquenique literário, entre outras", relatou.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Ednice Peixoto, destacou que é importante manter a formação dos professores para que os projetos tenham êxito. Neste sentido, disse que o Município tem atuado com a formação contínua não apenas de mediadores e bibliotecários. "Os professores precisam ser estimulados para que a leitura seja cultivada. Mantemos a formação periódica do professor para que este passe para o aluno a prática da leitura", disse.

Mas há muitas barreiras que impedem a democratização da leitura, segundo a vereadora Eleika Bezerra. Ela destacou que as dificuldades estão na escola, na falta de estrutura e espaços de leitura, mas também na casa dos alunos, onde o hábito também deve ser cultivado. "Passa também pela questão financeira para adquirir livros, até a prática e incentivo dos pais. Por isso o trabalho de formação deve ser abrangente e que mais espaços públicos de leitura sejam disponibilizados. Somos uma população com apenas 30% de leitores assíduos. Por isso, estamos neste espaço formado pela frente, para debater e propor medidas que implementem essa prática. Estamos buscando novas adesões de vereadores, instituições e pessoas que tenham interesse e atuação na área de leitura para fortalecer o debate", disse.

Assista a reunião da Frente Parlamentar do Livro pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=3Cc7HTH3MkU

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso