07/10/2021 Câmara de Natal aprova projeto de inclusão digital de idosos

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal acataram na sessão ordinária desta quinta-feira (07), em segunda discussão, uma proposição da vereadora Margarete Régia (PROS) que cria o “Programa de inclusão digital para a terceira idade” através de cursos de tecnologia da informação do conhecimento – TICs e treinamento a “Jovens aprendizes”, que disseminarão o conhecimento aos idosos.

De acordo com a vereadora Margarete Régia, os cursos serão ministrados por estagiários das próprias entidades, devendo ser reconhecidos como estágio profissional, com a expedição de certificado, não tendo ônus algum para a Prefeitura de Natal. "As aulas aos “jovens aprendizes” serão ministradas em horário disponível na rede municipal de ensino, desde que não atrapalhem as atividades internas das mesmas, e nos outros locais em horários também disponíveis", explicou.

"A proposta é promover a integração social das pessoas da terceira idade, através do acesso à informática básica, a ampliação de seus contatos nas redes familiares e estreitar os laços da "melhor idade" com o poder público municipal, acreditando no potencial de aprendizado das pessoas mais velhas; estimular as potencialidades e a retomada/descoberta de projetos de vida dos idosos", completou a parlamentar.

Também em segunda discussão, foi aprovado um texto encaminhado pela vereadora Brisa Bracchi (PT), instituindo a campanha permanente de formação de profissionais da educação no combate à violência contra a mulher, com vistas a capacitar tais profissionais no tema e proporcionar uma maior disseminação dos debates sobre a questão nas Escolas Públicas sob responsabilidade do Município do Natal.

"A escola é um dos primeiros locais de aprendizagem e convívio social das crianças, sendo papel do Poder Público implementar práticas que estimulem a reflexão e a crítica à violência contra a mulher, ao machismo e ao patriarcado, buscando interromper a reprodução destes em toda a sociedade", defendeu Brisa.

Por fim, o plenário deu parecer favorável a uma matéria de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT), que altera o calendário oficial do município de Natal/RN para incluir o Dia Municipal de Luta Contra o Encarceramento da Juventude Negra, a ser comemorado anualmente no dia 20 de junho. O texto segue agora para apreciação em segunda discussão.

Fotos: Elpídio Júnior