07/10/2021 Mutirão de mamografias tem oficina de poesia no Outubro Rosa da Câmara de Natal

No penúltimo dia do mutirão de mamografias promovido pela Câmara Municipal de Natal com o Grupo Reviver, as mulheres atendidas nesta quinta-feira (7) participaram de uma oficina de poesia, promovida pelo mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT).

"Nós pensamos em fugir um pouco dos estereótipos que sempre são colocados para as mulheres e trouxemos uma dinâmica mais poética. A poesia também pode ser uma ferramenta para esquecermos um pouco os nossos problemas e até buscarmos uma nova interpretação para nossas histórias. Propusemos poesia para relaxar, para as mulheres refletirem sobre seus corpos, para ouvir e falar sobre si, deixando esse momento mais leve", explicou Brisa Bracchi.

A iniciativa foi coordenada pela universitária e poeta Olga Hawes. Ela pontuou que para este momento específico no qual as mulheres utilizam seu corpo para prevenir contra uma doença, no caso do autoexame e da mamografia, a poesia se faz presente proporcionando um novo olhar sobre o corpo. "Muitas mulheres aqui falaram do corpo, da história, do cotidiano e da vida delas em forma de poesia. A ideia da oficina foi focar na ideia do corpo, de como é usado e o que representa para elas, retomando essa autonomia de cuidado com ele", destacou Olga Hawes.

Foi a primeira vez que a vendedora Francione Alves, de 61 anos, participou de uma ação do grupo Reviver. Ela disse que se surpreendeu com a acolhida.  "Fiquei surpresa com a receptividade. Há dois anos eu não fazia o exame e agora aproveitei essa oportunidade. Adorei o momento de poesia. Também fizemos alongamento do corpo e tivemos mais informações sobre a prevenção. A gente fica mais relaxada enquanto espera pelo exame quando tem essas atividades"

O mutirão de mamografias segue até esta sexta-feira (8) na unidade móvel do Grupo Reviver, que está em frente à Câmara Municipal, na Rua Jundiaí. O atendimento é feito mediante a distribuição de senhas, entregues a partir das 7h, dentro da capacidade de atendimento da unidade. Para realizar o exame, é necessária a apresentação do cartão SUS de Natal, comprovante de residência e documento de identidade. Paralelo a esta ação, a Câmara recolhe durante todo o mês de outubro lenços, de no mínimo 60 cm, para doação às mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer.

Fotos: Francisco de Assis

programação do Outubro Rosa 07/10/2021