23/05/2017 Câmara celebra "Dia da Patrulha de Aviação" com a Força Aérea em Natal

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (PDT) e o vice-presidente, Ney Lopes Júnior (PSD) participaram nesta segunda-feira (22) das festividades do Dia da Aviação de Patrulha na Ala 10 da Força Aérea Brasileira (FAB), que antes abrigava a I Força Aérea (I FAE) e a BANT (Base Aérea de Natal), duas importantes unidades da Aeronáutica no Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic e o Coronel Cesar Faria Guimarães, Chefe do Estado-Maior da I FAE, apresentaram aos vereadores as mudanças na estrutura da Ala 10 que agora está focada nas atividades operacionais seja para  a especialização de pilotos, ou no emprego operacional da Força. segundo Farcic a desativação das duas organizações militares fez parte da nova concepção estratégica "Força Aérea 100", cujo objetivo é tornar a instituição mais ágil, eficiente e eficaz. "Aos 75 anos de idade a FAB repensou seus objetivos e se projeta para quando tiver 100 anos. Até 2018 Natal terá ampliado sua Guarnição de 10 para 12. Ganhamos maior rapidez em emprego operacional, o que nos dá maior efetividade de controle e formação de pilotos. Importante mostrar isso aos vereadores e a toda a população", explicou o Brigadeiro.

Os vereadores assistiram a formatura das tropas em comemoração ao Dia da Aviação de Patrulha, conheceram os setores operacionais da Ala 10,  os pátios de aeronaves e as salas de controle operacional. "Natal e o Rio Grande do Norte têm uma grande identidade com a Força Aérea, desde a segunda Guerra e hoje fazemos essa visita institucional fortalecendo a relação entre as instituições", disse Ney Júnior. "Além da representatividade institucional que reconhecemos na FAB, hoje tivemos uma aula sobre a organização e formação dos quadros da Ala 10. É tão interessante que toda a sociedade também conheça, que os convidamos para participar do Câmara Cidadã nos bairros para que apresentem todo esse trabalho à população", anunciou Raniere Barbosa.

O dia 22 de maio de 1942 ficou marcado na história como o dia do “Batismo de Fogo”, quando uma aeronave de patrulha tripulada pelos capitães Afonso Celso Parreira e Oswaldo Pamplona bombardeou o submarino italiano Barbarigo. O sucesso na operação consagrou a missão de manter a soberania no Atlântico Sul já nos primeiros anos da então recém-criada Força Aérea.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Verônica Macedo