05/10/2021 Outubro Rosa oferece emissão de identidade e mutirão de mamografias na CMN

A parceria da Câmara Municipal de Natal com o Grupo Reviver segue com o mutirão de mamografias na unidade móvel do grupo, estacionada em frente à sede do Legislativo municipal e, nesta terça-feira (5), a iniciativa contou com uma ação do mandato da vereadora Camila Araújo (PSD), que incluiu a emissão gratuita de carteiras de identidade.

"É mais um dia de ações voltadas para a divulgação, prevenção e combate ao câncer de mama. Hoje trouxemos momentos de louvor, para proporcionar alento e acalmar a alma. Focamos também na emissão de primeira via do documento de identidade e de segunda via também para o público específico, numa parceria com o ITEP, porque, em razão da pandemia, ficou mais difícil o acesso a esse tipo de documento nas centrais do cidadão e no ITEP", explicou a vereadora.

De acordo com a diretora do setor de identificação do ITEP, Marcela Aurila Ferreira, servidores do órgão atenderam o público durante toda a manhã. "A emissão é feita na hora. Atendemos quem precisava da primeira via do documento, idosos a partir de 60 anos, pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal com renda per capita de R$ 178 ou quem apresentasse Boletim de Ocorrência por roubo do documento de até 30 dias. Essa ação ajudou a quem precisava do RG e facilitou porque não necessitou de agendamento", disse a diretora.

A ação teve o objetivo de emitir 100 cédulas de identidade, beneficiando pessoas como a auxiliar de secretaria, Maria Aldenir, que precisava fazer uma terceira via do documento. "A minha carteira de identidade já tinha perdido a validade e aproveitei essa oportunidade, sem precisar pagar ou fazer o agendamento para ser atendida. Fiquei muito satisfeita com o atendimento e com a acolhida que foi preparada", elogiou.

Paralelo às ações dos mandatos das vereadoras, a programação do Outubro Rosa na Câmara Municipal segue em parceria com o Grupo Reviver atendendo 70 mulheres  por dia para realização de exames de mamografia. As senhas são distribuídas a partir das 7h e é necessária a apresentação do cartão SUS de Natal, comprovante de residência, e documento de identidade.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo