• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

21/09/2021 Câmara de Natal realiza Sessão Ordinária Inclusiva

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta terça-feira (21) uma Sessão Ordinária Inclusiva. A iniciativa, de proposição do vereador Tércio Tinoco (PP), faz parte das ações do Setembro Verde e marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Na ocasião, os parlamentares deram lugar a pessoas com algum tipo de deficiência, todas indicadas pelos parlamentares da Casa. 

A Sessão Ordinária Inclusiva aconteceu seguindo o regimento da Câmara, dentro do horário do pequeno expediente, e cada “vereador por um dia”  teve cerca de dois minutos de fala no Plenário.

“Cada vereador indicou uma pessoa com deficiência para que pudessem vivenciar como é ser vereador por um dia. Aqui, poderão ver como é o trabalho dos vereadores, como funciona o legislativo, conhecer seus direitos e, ao final, receberem o certificado de vereador por um dia”, explicou o vereador Tércio Tinoco. 

O escolhido por Tércio tem apenas 9 anos de idade. É o pequeno Luís Neto, que assim como o vereador, é cadeirante, adora política e sonha em ter um mandato na Câmara da cidade de Lagoa Salgada, onde nasceu. “Tércio me convidou e eu tenho a honra de ser vereador por um dia. Esse que é um sonho meu! Eu vou cumprir meu papel de futuro vereador. Eu sei que os vereadores aprovam as leis, trabalham e adoro isso, adoro política. Sou de uma família política e vou usar minha inteligência para isso”, explicou o vereador por um dia, Luís Neto. 

Indicada pela vereadora Nina Souza (PDT), Manu Freire, agradeceu ao convite e falou da solenidade. "A gente está aqui para ir à luta, fazer a nossa parte. E hoje é um dia muito especial para a gente e para os vereadores também, pois sem vocês nós não estaríamos aqui. Vale dizer que hoje é um dia de luta para a gente e a educação faz isso; educação nas escolas, educação em todos os lugares", ressaltou Manu.

“Dentro do Setembro Verde este é um momento de grande representatividade, pois eu como deficiente sei das dificuldades no transporte, escola, calçadas e muito mais. As pessoas com deficiência merecem respeito e dignidade, não só no setembro, mas de janeiro a janeiro”, complementou o vereador Tércio Tinoco. 

 

Fotos: Elpídio Júnior