19/05/2017 CMN homenageia os 99 anos da Assembleia de Deus do RN

"Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres". Citando o salmo 126 o vereador Ériko Jácome (PTN), propositor da solenidade, deu início a comemoração alusiva aos 99 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte. O plenário da Câmara Municipal de Natal recebeu, na noite de ontem (18), diversas autoridades religiosas da congregação, na qual foram agraciadas com diplomas meritórios pelos relevantes serviços prestados a sociedade e a religião. Presentes na solenidade os vereadores Robson Carvalho (PMB), Preto Aquino (PEN) e o Bispo Francisco de Assis (PRB); além personalidades locais, amigos e familiares dos homenageados.

"Com muita alegria e emoção venho a esta Casa homenagear essa igreja pelos seus 99 anos. A sua história tem revelado a importância dessa instituição no Brasil e na sociedade. Presidir essa sessão solene é um momento glorioso; com muito orgulho faço parte dessa trajetória e tenho a honra de poder homenagear essa igreja com as doutrinas que tanto minha mãe me ensinou. Não há dúvidas que a presença da igreja é um instrumento de Deus para difundir o evangelho, e há quase um século a Assembléia de Deus marca passo a passo o seu trabalho ajudando a melhorar a qualidade de vida de todo um povo", celebra o vereador propositor da solenidade.

Com aproximadamente cem mil fiéis, a Assembléia de Deus no RN é a maior denominação evangélica do estado. De acordo com o segundo vice-presidente da instituição,Jonas de Paiva Júnior, são mais de 1600 igrejas espalhadas em todo território potiguar. "É uma das mais justas homenagens que podem ser feitas a uma entidade evangélica que tem se sobressaído durante seus 99 anos de existência. Dia 24 de maio é o dia oficial do natalício, mas estamos muito honrados em estar na Casa do povo celebrando esta data. Podemos ver atualmente evangélicos em todas as classes sociais, e podemos constatar, mais ainda, o quanto o evangelho é transformador. Quando a semente das palavras de Deus são semeadas, o coração que recebe, frutifica", afirma o pastor.

História da Igreja no RN

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte - IEADERN originou-se do movimento pentecostal no Brasil a partir de 1910. Em 13 de janeiro de 1918, na casa do soldado Luiz de França, foi realizado o primeiro culto pentecostal, em Natal, sob a liderança do irmão Francisco Cézar. Em abril de 1918, atendendo a pedido do irmão Francisco Cézar, os Missionários Vingren e Berg enviaram para Natal um pregador eloqüente e versado nas Escrituras, por nome Adriano Nobre. Coube a esse evangelista a tarefa de implantar a igreja no Rio Grande do Norte. Foi ele quem realizou, às margens do Potengi, em 15 de abril de 1918, o batismo em águas dos primeiros 6 crentes em Natal.

Confira os homenageados através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=I0nC3eMbzFg

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior