• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

03/09/2021 Câmara celebra personalidades de destaque na defesa da democracia

Para homenagear ativistas e entidades do Rio Grande do Norte que lutam em defesa da democracia e da juventude, a Câmara Municipal de Natal fez a entrega, nesta quinta-feira (02), da Comenda Emmanuel Bezerra. A solenidade foi proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade, presidida pela vereadora Divaneide Basílio (PT). 

"Trata-se de uma iniciativa do ex-vereador Sandro Pimentel incorporada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos para a gente poder homenagear os lutadores da democracia que merecem nosso respeito e reconhecimento. Foi uma noite importante para unir esforços e reforçar que sem liberdade nós não estaríamos aqui. Emmanuel Bezerra deixou esse legado pelo qual continuaremos lutando. Emmanuel Bezerra vive!", disse Divaneide.

Entre as 17 personalidades homenageadas, o ex-vereador e ex-deputado estadual Sandro Pimentel recordou as lutas desenvolvidas pela defesa da democracia. "Mais do que nunca esta homenagem é oportuna em face do contexto difícil que a democracia brasileira atravessa. Portanto, destacar estudantes que batalham pela vida e defendem a liberdade torna-se um ato de resistência e eu me sinto honrado pela inclusão do meu nome na lista dos que lutam pelos direitos humanos em nosso país".

Presente na cerimônia, o vice-governador Antenor Roberto falou sobre a relevância de resgatar o passado histórico. "Serve de lição e orientação para esta e as próximas gerações. E a história do Emmanuel Bezerra é um símbolo da trajetória daqueles que enfrentaram a ditadura militar e tiveram que sacrificar a própria vida em prol da justiça e cidadania, conquistas que em 2021 corremos o risco de perder novamente. Por este motivo, ocasiões como essa servem para avisar a juventude que cabe a ela defender nas ruas o nosso maior patrimônio que é o Estado Democrático de Direito".

"Fico feliz por ter sido lembrado pela vereadora Divaneide e aprovado pela plenário da Câmara Municipal de Natal para receber esta comenda que leva o nome de uma referência, um guerreiro que aos 26 anos de idade foi assassinado pela ditadura", ressaltou o secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas e Coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro. "Nós que somos da educação e acreditamos que ela é um instrumento de transformação social, ficamos lisonjeados com essa distinção do Parlamento de Natal", considerou o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho.

As vereadoras Brisa Bracchi (PT), Margarete Régia (PROS) e Camila Araújo (PSD) e os vereadores Felipe Alves (PDT), Pedro Gorki (PCdoB) e Tércio Tinoco (PP) também participaram da solenidade.


Homenageados

1. Gelson Alexandre Fidelis
2. Caio Henrique Fernandes Vanderlei
3. Karla Eduarda Pedro
4. Clebson Oliveira de Souza
5. Antenor Roberto Soares de Medeiros
6. Lucila Souza Varela do Nascimento
7. Gabriel Medeiros de Miranda
8. Ericleiton Emídio Matias
9. Maria Lívia Lima de Almeida
10.Antônio de Farias Capistrano
11.Cláudio Antônio Soares Damasceno /Gesamar Benevides Costa
12.Douglas de Farias Dantas
13.Eronilza Ferreira do Nascimento /Isadora de Melo Dantas
14.Cláudia Rosana Kranz
15.Fernando Wanderley Vargas da Silva – Fernando Mineiro
16.Sandro Pimentel
17.José Arnóbio de Araújo Filho


Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo