24/08/2021 "Agosto Lilás Segurança" encerra programação com debate na Câmara de Natal

O programa Agosto Lilás Segurança, apresentado pela titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, terá sua quarta e última edição apresentada no plenário da Câmara Municipal do Natal. O tema proposto é “O Papel da Patrulha Maria da Penha na Proteção da Mulher”, que irá ao ar pela TV Câmara Natal numa transmissão que acontecer nesta quarta-feira (25), a partir das 9h.

A programação do evento comporta três palestras onde será tratada a pauta da Patrulha Maria da Penha, construindo um arcabouço de informações que abrangem o caráter histórico, o pioneirismo, a implantação, o desenvolvimento, a experiência, o funcionamento e dados da Patrulha em Natal, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

As palestras vão ser conduzidas pela Major da PM/BA, Danice Santiago, que foi a pioneira na criação da Patrulha Maria da Penha no Brasil, sendo a mesma implantada no estado da Bahia. A coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Natal, Michele Oliveira, que vai falar sobre a experiência da capital neste pouco mais de um ano de implantação da patrulha. E a coordenadora da Patrulha Maria da Penha no estado do Rio Grande do Norte, Major PM/RN Soraia Castelo Branco, que deve apresentar o trabalho da Patrulha no RN. Também será apresentado um monólogo teatral encenado pela subtenente da PM/RN, Célia Melo.

A solenidade vai contar com as participações das vereadoras de Natal, Nina Souza e Camila Araújo, como também representações femininas das guardas municipais das cidades de Natal, Mossoró, Ceará-Mirim, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.  “Nós ainda teremos uma entrega de kits direcionado aos componentes da mesa e estaremos doando algemas na cor rosa como símbolo desse momento de luta, prevenção, conscientização e combate a toda e qualquer violência contra à mulher”, informou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

Nas edições anteriores do “Agosto Lilás Segurança” foram debatidas as temáticas: “O Papel do Legislativo”, com as participações da deputada estadual do RN, Cristiane Dantas, e da vereadora de Natal, Nina de Souza; “O Fortalecimento Jurisdicional do Agosto Lilás”, com a juíza de direito Fátima Soares, a promotora do Ministério Público do RN, Érica Canuto, e a delegada de Polícia Civil do RN, Ana Alexandrina; “O Pioneirismo e Proteção da Mulher”, com a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do RN (ABMCJ), advogada Samoa Martins, a titular da Secretaria Municipal da Mulher de Natal (Semul), Andréa Ramalho, e a professora e pesquisadora Udymar Pessoa.