23/08/2021 Federações esportivas relatam dificuldades à Comissão de Desporto da CMN

A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal recebeu na manhã desta segunda-feira (23) representantes das federações esportivas que expuseram as dificuldades das entidades e a necessidade de apoio do poder público.

"Viemos para debater, discutir, ouvir as demandas, as dificuldades enfrentadas pelas federações devido à ausência do poder público para fomentar o esporte", explicou o vereador Luciano Nascimento (PTB), presidente da comissão.

A presidente da Federação de Atletismo do Rio Grande do Norte, Magnólia Figueiredo, enfatizou que não se trata apenas da questão financeira, mas também da efetivação de políticas públicas que integrem o esporte com a comunidade.  "Temos corpo técnico e precisamos de políticas públicas para iniciativas como o desporto social nas escolas, que já existe em estados vizinhos e integra, através de várias secretarias, alunos e comunidade, fazendo com que percebam a importância da educação e, através das modalidades esportivas, trabalhem competências socioemocionais e políticas integrativas", sugeriu Magnólia.

Participaram, ainda, representantes das Federações Aquática, de Box Olímpico, Artes Marciais Mistas (MMA), Skateboard, Handebol, Futsal, Karatê, Skate, Luta Olímpica, Taekwondo e da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef/RN).

Dário Gomes, vice-presidente da Sadef/RN, destacou que as dificuldades financeiras ampliam os obstáculos dos paratletas. "Necessitamos viajar para competições, manter uma dieta específica para os treinos de alto rendimento e a maioria dos atletas é de baixa renda. Temos o programa Bolsa-atleta federal que tem ajudado nisso, precisamos de apoio neste sentido também das gestões locais", disse ele. A entidade participa das Paraolimpíadas de Tóquio/2021 com três atletas.

Para o presidente da Federação de Luta Livre, Luta Olímpica e Submission do Rio Grande do Norte (FELLOS), Carlos Alexandre Sobrinho, é preciso que a legislação beneficie a classe esportiva. "Temos projetos para apresentar, para serem debatidos. Precisamos que aprovem leis, aberturas de editais, emendas parlamentares que destinem recursos para um fundo de esporte. Vamos pensar em ações transformadoras a partir do esporte", declarou.

Os vereadores Hermes Câmara (PTB), Robson Carvalho (PDT) e Tércio Tinoco (PP), membros da comissão, também participaram da reunião, assim como os vereadores Eribaldo Medeiros (PSB) e Kleber Fernandes (PSDB), que falou sobre sua experiência enquanto atleta de judô.

O vereador Robson Carvalho disse que, a partir dos relatos, a comissão vai mediar as propostas e articular para que emendas sejam aprovadas no orçamento do Município. "Vamos levar essas pautas ao Poder Executivo, como a criação do conselho do esporte, do fundo para o esporte e planejar emendas para investimentos na área", disse o parlamentar.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo