17/05/2017 Abrigo recebe visita da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso

O abrigo Juvino Barreto recebeu hoje (17) a visita da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara Municipal de Natal, que foi verificar as condições físicas e de atendimento da instituição.

O coordenador da frente, vereador Franklin Capistrano (PSB) e a vereadora Eleika Bezerra (PSL), membro da frente, disseram que a iniciativa é um desdobramento de audiência pública realizada pela frente. "Estamos elaborando um diagnóstico psicossocial e econômico das entidades para encontrarmos formas de ajudar no trabalho dessas instituições", disse Capistrano, relembrando que outras entidades que atendem a idosos em Natal também serão visitadas.

Os vereadores e assessores verificaram as dependências do abrigo, desde as acomodações dos quartos, até a enfermaria, bem como as áreas abertas. "Constatamos que o abrigo oferece um serviço muito bom e tem uma estrutura adequada, mas nos preocupa o fato de termos uma população cada vez mais envelhecendo e o abrigo tem uma estrutura maior do que a demanda que atende e não recebe mais porque não tem como manter financeiramente essa estrutura e nem pessoal para atender mais idosos", relatou Eleika Bezerra.

O Juvino Barreto oferece serviços hoteleiros, assistência ambulatorial, acompanhamento nutricional, assistência social e demais serviços, sempre humanizados e com muito profissionalismo. Atende atualmente 53 internos, mas poderia acomodar três vezes mais se tivesse condições para manter os serviços. "Hoje vivemos praticamente da ajuda da sociedade civil que se mobiliza para ajudar e do pessoal que as instituições de ensino técnico e superior encaminham para estágio. Temos uma estrutura grande, mas parte dela precisa de reforma, além da manutenção constante e mais pessoal e não temos recursos para isso", explicou a assistente financeira da entidade, Josineide Basílio.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Marcelo Barroso