• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

12/08/2021 Projeto Vida Nova leva acolhimento e promove retorno humanizado aos servidores

Na retomada dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal de Natal deu início ao "Projeto Vida Nova", que visa levar mais qualidade de vida aos servidores da Casa. A iniciativa tem como objetivo principal acolher os funcionários da Câmara e promover um retorno humanizado, com um olhar voltado para relações interpessoais, após um período de desafios, incertezas e perdas significativas devido à pandemia da Covid-19. 

De acordo com a psicóloga Jurema Marinho, Chefe do Ambulatório da CMN, o projeto foi pensado diante do processo que está sendo vivenciado nestes quase dois anos de pandemia. “A função prioritária do Programa de Qualidade de Vida da Câmara de Natal é trabalhar e promover o bem-estar dos nossos funcionários. Observamos que os servidores estavam buscando muito o atendimento, serem ouvidos, até porque a pressão do mundo moderno por resultados, a competitividade gerada, faz com que haja um turbilhão de emoções e temos que saber lidar com isso”, disse a psicóloga. 

Jurema Marinho também destacou que o projeto vai permitir conhecer os funcionários da Casa de uma maneira mais profunda, além do perfil de trabalho. 

O "Vida Nova" conta com uma equipe multidisciplinar do setor de Saúde, disponibilizando Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Educador físico. Semanalmente, um grupo terapêutico irá visitar gabinetes, departamentos e demais setores da Casa, promovendo roda de conversa e dinâmicas, que irão trabalhar sentimentos, emoções e afetos. 

Nesta quinta-feira (12), o primeiro gabinete a ser visitado foi o do vereador Paulinho Freire, presidente da Casa. Na dinâmica foi apresentada pela equipe do projeto uma colcha de retalhos, retratando a importância de remendar pedacinhos e ressignificar sentimentos. Os servidores envolvidos na atividade também levaram objetos que possuem significados importantes. 

Maria Dulcinete Dantas, assessora parlamentar do Gabinete do Vereador Paulinho Freire, elogiou a iniciativa. “Em nome dos servidores do gabinete, agradeço ao presidente Paulinho Freire e à nossa psicóloga Jurema Marinho, à equipe do ambulatório, por trazerem à Câmara um projeto tão importante, que leva mais alegria, paz e cuidado aos servidores. Espero que isso contagie a Casa e todos os gabinetes participem”, disse.

Texto: Fernanda Souza

Fotos: Verônica Macedo