10/08/2021 Câmara de Natal aprova projeto que garante direitos às pessoas com fibromialgia

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal, estiveram reunidos nesta terça-feira (10), em mais uma sessão ordinária da Casa. Os parlamentares começaram a sessão aprovando a derrubada do veto parcial do Poder Executivo ao projeto de lei Nº. 126/2019 da vereadora Divaneide Basílio (PT), que institui o Dia Municipal de Fibromialgia, filas preferenciais e vagas de estacionamento preferencial para pessoas acometidas por fibromialgia.

“Esse projeto vem fortalecer uma pauta muito importante e que era invisível. Pessoas acometidas por fibromialgia sofrem muita dor. Elas precisam ser acolhidas e tendo uma Lei que conscientize, que chame a atenção da sociedade para entender que aquela dor que você nao está vendo a outra pessoa está sentindo. Também conseguimos derrubar o veto da segunda parte do projeto. As filas tinham sido vetadas, mas hoje, em comum acordo com a bancada, conseguimos derrubar esta parte e agora segue para o Executivo sancionar”, explicou a vereadora.

Também recebeu voto favorável, o projeto do vereador Robson Carvalho (PDT), que institui no calendário oficial de eventos de Natal a campanha “Junho Vermelho”. A matéria tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

“Diariamente, centenas de vidas são salvas por causa do sangue disponibilizado por doadores. E como grande apoiador e incentivador deste gesto, responsável pela salvação de milhares de vidas, desenvolvemos a matéria que foi muito bem recebida pelos vereadores. O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho, por isso, escolhemos o mês referente para reforçar a data, incentivando a realização de campanhas de doação de sangue em Natal” reforçou o parlamentar.

Também foi aprovado em segunda discussão, o PL do vereador Preto Aquino (PSD), que institui o Dia da Guarda Municipal de Natal. Além disso, os vereadores aprovaram parecer da Comissão de Justiça contrária à continuidade de cinco projetos de lei. As matérias seguem agora para arquivamento.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Francisco de Assis