• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

17/05/2017 CMN recebe homenagem dos estudantes de direito da UFRN

Na noite desta terça-feira (16), no auditório de práticas jurídicas da UFRN, a Câmara Municipal de Natal foi homenageada através do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT) e da vereadora Natália Bonavides (PT), com a comenda "Amigos da UNEMUM".  Na ocasião ocorreu o lançamento do projeto UNEMUM, que é o primeiro modelo das Nações Unidas no Brasil sem fins lucrativos, e do vídeo da XVII edição da Simulação de Organizações Internacionais (SOI).

 

"É muito importante que o colegiado participe de projetos como o da UNEMUM, que visa fomentar uma formação cidadã para os estudantes do ensino médio da rede pública. Os estudantes de direito sistematizaram um modelo de ensino, fazendo com que esses alunos entendam a funcionalidade internacional, tanto da diplomacia como o de ambos poderes representativos, como o legislativo. A Câmara não poderia deixar de compartilhar com esse fascinante projeto", explica Raniere.

 

Para Bianca Villas Bôas, estudante de direito e responsável pela idealização do projeto, sem iniciativas como a da Câmara seria difícil tirá-lo do papel. "Sem o apoio do poder legislativo o projeto se tornaria totalmente inviável e não teríamos recursos suficientes para fomentá-lo. Desde que procurei a Câmara, na pessoa do presidente Raniere Barbosa, foi demonstrado um grande interesse em contribuir para a formação dos jovens cidadãos, através de uma educação transformadora, que é justamente a proposta da UNEMUM. O apoio da Câmara de Natal foi essencial para o nosso sonho se tornar realidade", comemora a estudante.

 

Na oportunidade também foi apresentado os temas da  XVII edição da Simulação de Organizações Internacionais (SOI), extremamente aguardada pelos acadêmicos de direito. O evento tem por objetivo debater o modelo das Nações Unidas, no qual os os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, especialistas, Ministros, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais. 

 

Texto: Gabriela Fernandes

Fotos: Verônica Macedo