17/05/2017 Noite alvinegra: Câmara concede cidadania natalense ao técnico Geninho

"Gostar de Natal é fácil. Cidade ensolarada, de clima agradável. As belezas naturais e a hospitalidade das pessoas conquistam a gente. Quem pode não gostar de uma terra maravilhosa como esta?". Foi com essas palavras que o técnico do ABC, Eugênio Machado Souto, Geninho, recebeu o Título de Cidadão Natalense outorgado pela Câmara Municipal por proposição da vereadora Júlia Arruda (PDT), em sessão solene nesta terça-feira (16). Dirigentes e torcedores abecedistas marcaram presença na solenidade para prestigiar o comandante da equipe que conquistou o bicampeonato potiguar e o acesso para a série B do Campeonato Brasileiro.

Emocionado, o paulista Geninho afirmou que o título de cidadania é um reconhecimento do trabalho realizado. "Não são muitos treinadores que tem essa oportunidade. Porque ser técnico de futebol no Brasil é uma tarefa árdua. Tem que amar muito o que faz para permanecer, haja vista a cobrança diária por resultados", avaliou. "Estava descansando com a família quando recebi o convite para trabalhar no ABC no começo do ano passado. Aceitei a missão de colocar os projetos do clube em movimento e as coisas foram acontecendo. Por isso fico lisonjeado com esta homenagem espontânea, repleta de carinho, que me motiva para novos desafios", recordou.

Segundo o presidente do ABC, Judas Tadeu, o treinador é a figura central da boa fase do time. "Nas últimas duas temporadas a equipe vem fazendo excelentes campanhas em todas as competições que disputou. Sem sombra de dúvidas que isso é fruto do competente trabalho do Geninho, que trabalhou bem na montagem do elenco, inclusive trazendo atletas da base. Ele é um líder nato. O ABC precisava de um comandante assim. Me baseio até pelas declarações dos jogadores, que estão satisfeitos com a atuação dele. É experiente, tem um nome respeitado no futebol nacional e vai nos ajudar a continuar no rumo das vitórias".

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Canindé de França, parabenizou a iniciativa do Legislativo natalense pela homenagem. "Trata-se de ressaltar a contribuição desta grande personalidade do esporte brasileiro para Natal e o Rio Grande do Norte. É uma honra termos alguém como ele atuando em nosso estado, ajudando a colocar o futebol potiguar em um patamar mais elevado", disse França, que na ocasião representou o governador Robinson Faria.

Nascido no interior paulista, Geninho chegou em Natal há pouco mais de um ano, quando fechou com o ABC em fevereiro do ano passado. Apesar do pouco tempo que teve para preparar o elenco, emplacou uma sequência de vitórias que levaram o time a conquistar o Campeonato Potiguar de 2016, título que estava distante do clube há 5 anos. Feito repetido na atual temporada com o bicampeonato estadual, que o posicionou entre os técnicos com mais títulos estaduais do Brasil, segundo ranking divulgado recentemente pela imprensa.

A vereadora Júlia Arruda lembrou que Geninho faz questão de enaltecer a capital potiguar em suas entrevistas aos grandes veículos nacionais de comunicação. "Aqui ele encontrou um pouco de tudo que mais gosta: belas praias, sol, gastronomia e uma gente acolhedora por natureza. A torcida alvinegra e a população da nossa cidade sabem do imenso afeto que este ícone do futebol tem por Natal e o que seu nome representa para a visibilidade do esporte potiguar", destacou.

"Com tanta rotatividade entre atletas, comissões técnicas e direção dos clubes, são raros os treinadores que possuem o reconhecimento de uma cidade. Portanto, esta Casa Legislativa se engrandece com a presença deste grande homem, e com tão justa homenagem. Uma satisfação tê-lo como conterrâneo. Receba a gratidão, a admiração e o respeito que vão além das nossas preferências no futebol", concluiu Júlia.

Fotos: Elpídio Júnior