16/05/2017 Secretário de saúde apresenta relatório de gestão na Câmara de Natal

Na tarde desta segunda-feira (15 ) o secretário de saúde do município, Luiz Roberto Fonseca, apresentou a Comissão de Saúde da Câmara a leitura do relatório do primeiro quadrimestre de 2016, referente à prestação de contas das ações e dos recursos executados no Sistema Municipal de Saúde em Natal. Foi retratado uma síntese das operações no referido período, incluindo a mostra da situação do quadro de servidores, os investimentos realizados nas casas de saúde, as receitas disponíveis, carências, entre outros assuntos. Participaram do debate os vereadores Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão, Franklin Capistrano (PSB), além do sindicato, conselhos e representantes da saúde de Natal.

"O país inteiro está numa situação difícil com a saúde pública. Aqui em Natal estamos até indo além dos gastos da média nacional, e mesmo assim é insatisfatório. Esse debate é necessário para que nós, que nos preocupamos e representamos a saúde do município, possamos encontrar soluções para esse caos. A Comissão de Saúde está a disposição da secretaria e iremos fazer o que puder para reverter esse cenário", afirma Fernando Lucena.

Para o secretário, será difícil com um orçamento apertado de um pouco mais que 22% destinados a saúde, mas acredita na sensibilidade do poder executivo. "O pico de 2016 foi com um orçamento de mais de 28%, ora, se com esse custo já era difícil, imagina com os 22% atualmente. O que nossa equipe fará e que tipo de saúde iremos prestar?", indaga Luiz Roberto, que acrescenta "acreditamos que o prefeito irá suplementar orçamentariamente os recursos, é preciso uma sensibilidade para entender como anda a nossa saúde pública", finaliza o secretário.

Para o vereador Franklin Capistrano a missão de todos, inicialmente, foi escutar o secretário para que, logo em seguida, possa acontecer o debate. " Temos a obrigação legal de aprovar ou não o relatório, solicitamos a presença de todos os representantes da saúde, que gentilmente vieram a nossa Casa, para estudar tudo que nos foi apresentado e, posteriormente, nos reunir para debater ", conclui o parlamentar.

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior