12/05/2017 Projeto prevê entrega domiciliar gratuita de medicamentos para idosos

"A entrega gratuita de remédios vai aliviar o sofrimento das pessoas da terceira idade e com dificuldades de locomoção, para quem situações simples do dia a dia podem se tornar um tormento". Foi com essas palavras que o vereador Paulinho Freire (SD) defendeu, na sessão ordinária desta quinta-feira (11), o Projeto de Lei de sua autoria sobre a entrega domiciliar gratuita de medicamentos para idosos e doentes crônicos, que foi aprovado por unanimidade.

Segundo ele, caberá à Secretaria Municipal de Saúde fazer a regulamentação da iniciativa e viabilizar convênios com os Correios e cooperativas. O remédio que será entregue deverá ser descrito na receita, não podendo ser substituído sem determinação do médico. "O objetivo é fazer chegar medicamentos às pessoas que necessitam, além de impedir desvios ou desperdício dos recursos. Para os idosos vai ser muito importante, haja vista as limitações na mobilidade com o avançar da idade", explicou Paulinho Freire.

Na sequência, recebeu parecer favorável, em primeira discussão, o texto do vereador Felipe Alves (PMDB) que dispõe sobre o atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais e similares, sediados na capital potiguar, onde existam caixas, balcões ou guichês, às pessoas idosas, gestantes, mães com bebês de colo e portadores de deficiência.

Por fim, o plenário acatou, também em primeira discussão, uma proposição do vereador Fernando Lucena (PT) estabelecendo que as empresas prestadoras de serviços de saúde exibam tabela de preços dos serviços oferecidos aos usuários.

Fotos: Elpídio Júnior