11/05/2017 Câmara celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Para cada 110 crianças que nascem, uma tem autismo. Desta forma, a Câmara Municipal de Natal destaca a importância de celebrar e homenagear personalidades, famílias e instituições que lutam em prol da conscientização da doença. Na noite desta quarta-feira (10), com um plenário lotado, vereadores do poder legislativo puderam agraciar com um diploma meritório, todos aqueles que foram convidados para celebrar esta causa, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

"É um momento de reconhecer os progressos que foram feitos nas últimas décadas, apesar de ainda se ter muito preconceito acerca deste tema. Destaco que é preciso uma maior participação do poder público, com políticas destinadas ao tratamento dos portadores do autismo", afirma a vereadora Ana Paula (PSDC).
A sessão solene foi de proposição do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT) e subscrita pela vereadora Ana Paula, que ainda destaca "são ocasiões para nos conscientizar dos problemas enfrentados por segmentos da população e ainda para repensar posturas, preconceitos e, ainda, firmar propósitos de contribuir para minimizar sofrimentos de muitos", disse a parlamentar.

Para Raniere, é um momento muito importante no que diz respeito a abrir uma discussão e um maior entendimento da população sobre a causa. "Sabemos que inúmeras famílias convivem com a doença, e esta solenidade tem o intuito de não só debatermos sobre o tema, mas também celebrar e reconhecer essas pessoas tão especiais.O poder legislativo tem o dever de apoiar e criar leis que beneficiem essa população".

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Em todo o mundo, cerca de 70 milhões de pessoas de todas as classes sociais e etnias são afetadas pelo autismo. No Brasil, estima-se a existência de dois milhões de portadores do espectro. "Com um tratamento adequado e profissionais capacitados, é possível que o autista tenha uma vida bem mais apropriada. Precisamos não só desses profissionais, mas também que a população se conscientize dos pormenores da doença. Com isso, esta noite é uma forma de esclarecer a todos que o autismo existe, mas não é um impedimento", falou Ronaldo Cruz, representante da Frente Nacional em defesa do Autista do RN.

O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.

Foram homenageados:

Nataly Lima Pessoa, Rochele Adriane Farias Barbalho, Digo Pereira de Melo, Jobson Maia, Ronaldo Lopes Cruz - indicados pela vereadora Ana Paula (PSDC)
Ilka Priscila Marinho - indicada pelo vereador Dinarte Torres (PMB)
Bruna Priscila Ramos - indicada pelo verador Dickson Nasser Junior (PSDB)
Gabriel Fernando Silva e Melo - indicado pelo verador Eriko Jácome (PTN)
Marília Rodrigues da Silva - indicada pela vereadora Eudiane Macedo (SD)
APAARN - Fátima Cristina (presidente) - indicada pelo vereador Franklin Capistrano (PSB)
Jorge Augusto Zanini - indicado pela vereadora Júlia Arruda (PDT)
Rodrigo Chacon de Paula - indicado pelo vereador Klaus Araújo (SD)
Silvio Simonetti de Oliveira e Pedro Lucas da Costa - indicados pelo vereador Kleber Fernandes (PDT)
Daladier Pessoa Cunha Lima - indicado pelo vereador Preto Aquino (PEN)
Ana Rafaela - indicada pelo vereador Raniere Barbosa (PDT)