10/05/2017 Comissão discute problemas de acessibilidade no transporte público

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida ouviu, na manhã desta quarta-feira (10), representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) sobre a problemática da acessibilidade nos transportes públicos na cidade de Natal.

"Através da Comissão identificamos que cada setor de acessibilidade é de competência de um órgão diferente. A STTU é responsável pela colocação dos abrigos de ônibus, porém os abrigos não estão sendo colocados com maior celeridade porque é necessário a regularização dos passeios que fica a cargo da SEMSUR. Não entendemos o porquê de a  Prefeitura do Natal trabalhar em uma área tão importante de forma desarticulada. É preciso haver uma convergência entre os órgão para que os serviços sejam prestados", afirmou a vereadora Nina Souza (PEN), presidente da Comissão.

A vereadora explicou que a reunião foi importante para que a Comissão, através da participação das instituições e da população que sofre diariamente com os problemas de acessibilidade, conheça os pontos que merecem uma atenção mais urgente por parte da poder público. "A reunião de hoje foi muito importante porque foram apresentadas as deficiências do município em relação a acessibilidade, vagas de estacionamento, a sinalização de trânsito, adequação de passeios. Os representantes da STTU ouviram os problemas e vão nos dar um retorno em breve sobre as demandas apresentadas", concluiu Nina Souza.

De acordo com Newton Filho, técnico do departamento de estudos e projetos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, 67% da frota de ônibus de Natal está acessível aos que possuem deficiência e mobilidade reduzida.  "67% da frota de ônibus está apta para os que possuem dificuldades de mobilidade. A STTU possui um departamento de vistoria que fiscaliza os ônibus a cada seis meses, se por exemplo, o elevador estiver quebrado,  o veículo é recolhido para que o problema seja resolvido", Segundo Newton Filho o usuário do transporte público pode registrar os problemas para a STTU através do telefone 156, informando o número e placa do ônibus.

Outro problema relatado pelo representante da STTU foi a irregularidade dos passeios públicos. "Um fator que também interfere é a falta de passeios regulares que dificultam o acesso aos transportes. Os grandes corredores da cidade possuem as calçadas padronizadas, mas a grande parte na zona norte, oeste e interior dos bairros tem acesso ruim", concluiu Newton Filho.

Geovane Marcelino, que possui deficiência intelectual, explicou que a população com alguma deficiência física enfrenta diariamente dificuldades de locomoção na cidade. "Semana passada tive que esperar dois ônibus com meu amigo, que é deficiente físico, para achar um que tivesse o elevador, mesmo assim ele estava quebrado. Além do esforço para colocá-lo no ônibus nós enfrentamos dificuldades de locomoção nas ruas, muitas vezes tivemos que andar na pista junto com os carros porque algumas calçadas  são intransitáveis", afirmou Geovane.

Foi aprovado na reunião o Projeto de Lei 035/2017 da vereadora Nina Souza que institui a obrigatoriedade dos órgãos da administração direta e indireta do município de Natal, em seus contratos com empresas terceirizadas, dispor de no mínimo 5% das vagas para pessoas com deficiência. "É um Projeto que mostra a preocupação dessa Comissão em possibilitar a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho", disse Júlia Arruda (PDT), relatora do Projeto.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso