09/05/2017 Comissão discute obras de infraestrutura para o turismo

A Comissão de Turismo recebeu, na manhã desta terça-feira (09), Cléssio Martins, secretário adjunto de operações da SEMOV -  Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura. O presidente da Comissão, vereador Felipe Alves (PMDB), explicou que os trabalhos da Comissão de Turismo são pautados através de reuniões com autoridades, órgãos e empresários para que esses tragam informações e esclarecimentos no setor.

"A Comissão de Turismo vem realizando diversas reuniões com a presença de autoridades que tenham relação com esse setor. Hoje recebemos Cléssio Martins,  secretário adjunto da SEMOV,  que trouxe várias informações referentes às obras no ramo do turismo como, por exemplo, as obras da orla de Ponta Negra, da praia do Meio, a questão da acessibilidade nas praia. São reuniões importantes para que os membros da Comissão fiquem atualizados sobre o que está sendo feito e pensado para o Turismo da cidade de Natal", disse Felipe Alves.

De acordo com o secretário adjunto de operações, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura está realizando diversas obras, algumas já concluídas, que beneficiam o turismo. "A Secretaria já finalizou algumas obras como o enrocamento da praia de Ponta Negra, estamos apenas fazendo a manutenção. Realizamos o capeamento asfáltico, através de recursos do Ministério do Turismo, de quinze ruas na cidade, estamos com a obra do enrocamento nas praias da zona leste  em andamento que vai conter o avanço do mar naquela região". Cléssio Martins informou que 90% da obra do enrocamento está concluída aguardando o repasse de recursos do Ministério do Turismo para a conclusão definitiva. O secretário adjunto acrescentou que a SEMOV implantará onze escadarias entre as praias de Ponta Negra e praia do Meio.

Para a vereadora Júlia Arruda (PDT) as obras de infraestrutura da orla da cidade precisam de um planejamento mais eficiente. "Na reunião de hoje tivemos um debate concentrado nas condições de estrutura da nossa orla, nas constantes obras que são feitas e refeitas porque muitas são desmoronadas. Por isso, precisamos de um planejamento mais eficiente e de uma celeridade maior no repasse dos recursos para que o natalense não sofra mais com tantas dificuldades no acesso à praia", disse a vereadora.

Outro assunto discutido na reunião dessa terça-feira foi o Plano Diretor de Natal. O vereador Aldo Clemente (PMB) explicou a importância de trazer o tema para discussão na Comissão. "O Plano Diretor está parado desde 2007 e a Comissão de Turismo viu a importância de debater essa questão porque ela impacta diretamente no município de Natal. O Plano precisa ser modificado e tem que avançar", explicou Aldo Clemente. O vereador afirmou que os membros da Comissão de Turismo irão apresentar no plenário um requerimento cobrando do poder Executivo o envio do Plano Diretor para que seja discutido pela Câmara Municipal de Natal.

Foi aprovado na reunião o projeto 81/2013 do ex-vereador Rafael Motta subscrito pela vereadora Júlia Arruda que dispõe sobre a instalação de sinalização de trânsito bilingue Português/Inglês nas proximidades dos pontos turísticos e locais estratégicos de Natal.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso