08/05/2017 Vereadores realizarão "Câmara Cidadã", em parceria com o sistema Fecomércio

O "Câmara Cidadã", projeto da Câmara Municipal de Natal que levará atividades legislativas de esporte e assistência à diversas comunidades de Natal, será realizado em parceria com o Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN). A confirmação foi dada hoje (8) pelas duas instituições durante visita de uma comitiva de vereadores, liderada pelo presidente do legislativo natalense, vereador Raniere Barbosa (PDT), à unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) na zona Norte de Natal, a convite do presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz.

No final deste mês de maio, os vereadores realizarão a primeira edição do Câmara Cidadã, durante três. "É uma grande parceria com a Fecomércio. Nossa proposta é que o Sesc possa colaborar com sua estrutura física e toda a gama de serviços que oferece. Vejo que o alcance social será ainda maior quando unirmos forças. Nosso objetivo é planejarmos um cronograma de atividades todos os meses para realizar durante três dias. Essa primeira edição vai servir para podermos nos planejar para as edições seguintes", declarou Raniere Barbosa.

Durante a visita ao Sesc/Zona Norte, o presidente da Fecomercio apresentou as ações da entidade em todo o estado, disponibilizando-as na parceria proposta. Naquele local, são desenvolvidas atividades de esporte, lazer, cultura, educação e assistência para comerciários, dependentes e comunidade em geral. A estrutura conta com uma escola de Ensino Fundamental para 224 alunos, oferecendo ainda reforço escolar, atividades esportivas que beneficiam mais de 1.600 pessoas. Lá também está a única biblioteca pública da região Norte da cidade, com mais de 5 mil títulos disponíveis. O espaço foi reformado recentemente e é aberto ao público. "Foi a última unidade que reformamos e apresentamos aos vereadores todo o trabalho social do setor produtivo que podemos oferecer na parceria com a Câmara. Levaremos nossa experiência e serviços para esta e outras edições do projeto", anunciou Marcelo Queiroz.

Os vereadores externaram a satisfação da atual legislatura poder se aproximar da população e contar com a Fecomércio para tanto. "A gente que mora aqui na Zona Norte sabe o quanto é importante uma entidade como o Sesc oferecer seus serviços e como vereadores, nos sentimos orgulhosos em poder reforçar isso fazendo a população participar das nossas atividades", declarou a vereadora Eudiane Macedo (SD). "O Sesc possui este equipamento grandioso e de enorme alcance social e nada mais acertado que nós, enquanto representantes da população, reconhecermos todo esse trabalho e nos aliarmos a ele para beneficiar ainda mais as pessoas", ressaltou o vereador Kleber Fernandes (PDT).

"A Câmara acerta ao estabelecer essa parceria. Estaremos mais presentes aqui com nossas atividades legislativas e ao mesmo tempo parceiros do Sesc que vai oferecer vários serviços na mesma ocasião", relembrou o vereador Sueldo Medeiro (PHS). "Sem dúvidas todo o brilhante trabalho do Sesc na área de cultura, educação, esportes e assistência, vai engrandecer o projeto da Câmara, estreitar as relaçoes com a comunidade e abrir espaço para futuras parcerias", concluiu a vereadora Júlia Arruda (PDT). Também compareceram, junto à diretoria e servidores da Fecomércio/Sesc/Senac, os vereadores Chagas Catarino (PDT), Ubaldo Fernandes (PMDB), Felipe Alves (PMDB), Dickson Júnior (PSDB), Nina Souza (PEN), Aldo Clemente (PMN), Preto Aquino (PEN), Sandro Pimentel (PSOL), Dinarte Torres (PMN), Klaus Araújo (SD) e Aroldo Alves (PSDB).

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Verônica Macedo