05/05/2017 Em solenidade, vereadores homenageiam líderes comunitários

"As lideranças são os primeiros a ouvir e detectar os problemas das comunidades, mas nem sempre são ouvidos pelo poder público. Não temos uma porta aberta com o executivo municipal. Acredito que uma conversa com prefeitura e secretários como a Câmara está fazendo tem muito a ajudar essa cidade. As lideranças muitas vezes só são vistas à época de eleições e não é dessa forma que deve ser feito. É principalmente para ser ouvida quando traz as reivindicações da comunidade", destacou José Leoniça de Lima, presidente da Federação Municipal de Entidades Comunitárias de Natal, durante sessão solene realizada nesta manhã, pela Câmara Municipal de Natal, em alusão ao Dia Nacional do Líder Comunitário, celebrado nesta quinta-feira (5).

O Dia Nacional do Líder Comunitário foi instituído pela lei número 11.287, de 27 de março de 2006 e a cerimônia na Câmara foi proposta pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) e presidida inicialmente pelo presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT). Contou com a participação de vereadores que entregaram diplomas aos líderes comunitários em reconhecimento pelos serviços prestados às comunidades. "É motivo de alegria e confraternização a Câmara se reunir para reconhecer essa luta incansável, a dedicação que essas pessoas têm nos diversos bairros da cidade. Devo muito do cargo que ocupo a esse movimento comunitário que fez com que Natal  me reconhecesse e me escolhesse para representar a população. Há pessoas incansáveis com mais de trinta anos de luta aqui que não desistem de buscar melhorias para suas comunidades junto ao poder público", declarou Ubaldo Fernandes, destacando que a atual gestão da Câmara tem aberto espaço para os representantes das comunidades se pronunciarem sobre suas reivindicações.

O presidente da Casa destacou a importância do Executivo e do Legislativo manter o diálogo sempre aberto com as lideranças. "Tive a oportunidade de ter sido secretário de desenvolvimento comunitário e foi nessa época que descobri a importância das lideranças. Líder é o que se doa, se dedica, sério, competente e responsável. É como se fosse um sub-prefeito do bairro. A Câmara tem uma bancada comunitária de vereadores que trabalharam como líderes comunitários. Temos que resgatar o orçamento participativo, ter um departamento específico para que haja um elo entre a prefeitura e as comunidades", defendeu.

Foram homenageados:

Antônio Ferreira de Lima Júnior (Zona Norte e Leste) - indicado pelo vereador Bispo Francisco de Assis (PSB)

Josivan da Silva Oliveira (Nova República - Zona Norte) - indicado pela vereadora Carla Dickson (PROS)

Deusimar Alves (Pajuçara - Zona Norte) -  indicado pelo vereador Paulinho Freire (SD)

Ivanaldo Alves da Silva (Potengi - Zona Norte) -  indicado pelo vereador Chagas Catarino (PDT)

Ney Rocha de Freitas (Guarita - Zona Leste) -  indicado pelo vereador Cícero Martins (PTB)

Daniel Arruda (Soledade I e II - Zona Norte) -  indicado pelo vereador Dinarte Torres (PMN)

Josenildo Cordeiro (Zona Norte) -  indicado pelo vereador Eriko Jácome (PTN)

Ivanaldo da Silva (Jardim Progresso - Zona Norte) - indicado pela vereadora Eudiane Macedo (SD)

Maísa Cordeiro de Farias -  indicado pelo vereador Fernando Lucena (PT)

Márcia Soares da Silva (Dix Sept Rosado - Zona Oeste) -  indicado pelo vereador Franklin Capistrano (PSB)

João Emílio Maciel (Quintas - Zona Oeste) -  indicado pelo vereador Klaus Araújo (SD)

Marcelo Henrique Alves (Gramoré - Zona Norte) -  indicado pela vereadora Nina Souza (PEN)

Geraldo Cabral de Macedo (Nova Cidade - Zona Oeste) -  indicado pelo vereador Preto Aquino (PEN)

Manoel da Silva Miranda  (Pajuçara - Zona Norte) -  indicado pelo vereador Robson Carvalho (PMB)

Cledna da Silva (Felipe Camarão - Zona Oeste) - Indicada pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL)

Maria de Fátima Lopes (Panatis - Zona Norte) - indicada pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS)

José Ramos de Souza (Mãe Luíza -  Zona Leste) - indicado pelo vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB)

Djalma Pinto de Queiroz  (In Memoria - ex-presidente da Federação de Conselhos Comunitários do RN) - indicado pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB)

Francisco da Cunha Neto (Cidade Satélite - Zona Oeste) -  indicado pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB)

José Humberto da Silva (Mãe Luíza - Zona Leste) -  indicado pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB)

José Willami de Moura (Guarita - Zona Leste) -  indicado pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB)

Bernadete Soares de Oliveira Rodrigues -  indicada pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB)

Antônia Soares Frederico (Zona Norte) -  indicada pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB)

Enira Figueiredo Bezerra (Parque das Dunas - Zona Norte) -  indicada pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB)

Federação de Natal e Grande Natal das Associações, Conselhos Comunitários e Ongs.

Federação Municipal de Entidades Comunitárias de Natal

*Adão Eridan (Felipe Camarão - Zona oeste) - Ex-vereador e líder comunitário

* Ary Gomes (Nova Descoberta - Zona Leste) - Ex-vereador e líder comunitário

* Manoel do Cação (Ponta Negra - Zona Sul) - Ex-vereador e líder comunitário