04/05/2017 Dia do Controle do Estresse é aprovado na Câmara de Natal

O estresse tem sido considerado, por várias entidades, como um dos maiores desafios para a saúde pública. Não importa qual seja a situação econômica e social do indivíduo. Ele pode comprometer seriamente o bem-estar das pessoas. Na busca de sensibilizar e fornecer informações básicas à população sobre esse "mal da modernidade", o vereador Cícero Martins (PTB) propôs a criação do Dia do Controle do Estresse e sua inclusão no calendário de eventos de Natal, por meio do projeto de lei 038/2016. A matéria foi aprovada em segunda discussão pelo plenário da Câmara Municipal.

"Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a crescente busca por eficiência, as empresas tendem a se empenhar em atingir metas e entregar bons resultados. Sendo que pesquisas indicam que 70% dos trabalhadores brasileiros estão estressados, um dos maiores índices do mundo. Outra questão muito séria são as consequências psicológicas do estresse excessivo, tais como ansiedade, depressão, insônia e esquizofrenia. Além disso, tem sido registrado um aumento no número de suicídios em todas as faixas etárias na capital potiguar", explicou o vereador Cícero Martins.

Segundo ele, o Dia do Controle do Estresse, fixado em 23 de setembro, será uma oportunidade para a sociedade refletir sobre o problema. "A iniciativa visa promover atividades voltadas para a conscientização nas escolas, hospitais, associações comunitárias etc. Para tanto, vamos buscar buscar parcerias com diversos profissionais, dentre eles, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e nutricionistas. Enfim, queremos mobilizar a população em torno desta temática e alertar para a necessidade de ações do Poder Público no tratamento e prevenção desta doença".

Também recebeu parecer favorável dos parlamentares, em segunda discussão, texto de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS) que reconhece de Utilidade Pública Municipal a Associação Missionária de Apoio e Reintegração de Jovens - Amar. Da mesma forma foi aprovada a criação do Dia Municipal do Mediador Comunitário, proposta pelo vereador Ney Lopes Júnior (PSD).

Por fim, o plenário acatou outros dois projetos. Um do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) sobre a inclusão do tipo sanguíneo e do fator RH nos documentos de identificação de recém-nascidos, expedidos por hospitais e maternidades da cidade; outro da vereadora Júlia Arruda (PDT) que institui a Semana Municipal de Atenção a pessoa com Lúpus.

Fotos: Verônica Macedo