• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

27/04/2020 Comissão de Saúde da Câmara realiza visita a SAMU/Natal

A Comissão de Saúde Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal realizou, na tarde desta segunda-feira (27), uma visita fiscalizatória na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (SAMU). O objetivo foi apurar sobre a utilização e o quantitativo de  Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) durante o período de pandemia de coronavírus e também sobre a manutenção de ambulâncias do Serviço.

Na ocasião, a Comissão representada pelo seu presidente, Fernando Lucena (PT), vice-presidente Preto Aquino (PSD) e vereadora Carla Dickson (PROS) visitaram todas as instalações da unidade. “Tratamos que as ambulâncias precisam de manutenção e renovação. Mas também é interessante destacar que o Serviço está se adequando à nova realidade do Covid-19, e isso é muito importante que a população saiba. As ambulâncias higienizadas e os EPI’s adequados não são só para dar mais segurança aos profissionais de saúde, como também à população”, disse Fernando Lucena. 

A Comissão verificou a necessidade de manutenção das ambulâncias, mas confirmou que todo o SAMU/Natal está atuando dentro das normativas de higiene determinadas pelo Ministério da Saúde, referente ao combate ao coronavírus. Um exemplo disso é que  todas as unidades móveis quando retornam de seus atendimentos, de qualquer natureza, passam por um processo especial de higienização, sendo lavadas e esterilizadas em um processo que chega a durar de 40 a 50 minutos. A utilização de EPI’s por parte dos profissionais de saúde também está sendo realizada de forma criteriosa e adequada. 

Por fim, a Comissão levantou a questão de solicitar que, ao passar o período de pandemia do coronavírus, as verbas municipais que seriam destinadas a este intuito, caso existam recursos restantes, passem a ser remanejadas para a manutenção e/ou aquisição de ambulâncias do SAMU.
"O Samu conta hoje com 12 unidades, sendo 9 básicas e 3 avançadas. Todas elas trabalham de forma adequada e nossa regulação é bem criteriosa, por isso esse número atende bem toda população. E com a renovação da nossa frota poderemos atender de forma mais coesa, mais rápido e sem interrupções", disse o coordenador geral do Samu, Claúdio Macedo. 

O Samu/Natal atende pelo número 192 e, atualmente, realiza de 120 a 150 atendimentos por dia.

Comissão de Saúde da Câmara realiza visita a SAMU/Natal