31/01/2020 SAIBA MAIS: Frentes Parlamentares abrem espaço para a defesa do cidadão

Dentre as várias atividades legislativas, as Frentes Parlamentares são coordenadas por um parlamentar, mas podem ser formada por outros de diferentes partidos, que defendem as mesmas ideias, incluindo também a sociedade civil organizada. Geralmente são grupos temáticos que se reúnem com frequência ou de acordo com a necessidade do tema em questão, sempre com o objetivo de debater sobre determinado assunto e seus vários aspetos de interesse da sociedade.

Na Câmara de Natal, as Frentes Parlamentares são um dos espaços em que a população dispõe para apresentar suas demandas. Suas reuniões são abertas a qualquer cidadão que tenha interesse em debater e se pronunciar sobre as ideias relacionadas. As Frentes também fazem visitas in loco para verificar os problemas debatidos e as soluções apontadas.

Esses grupos são instituídos após serem aprovados em Plenário através de Projeto de Resolução. O vereador que coordena a Frente convoca reuniões nas quais são defendidas ideias, ações e cobradas iniciativas para defender direitos. Com isso, as causas defendidas são fortalecidas com a participação da Câmara Municipal.

Diversas frentes Parlamentares estão em atuação na Câmara Municipal de Natal, organizadas para tratar de questões como Cultura, Esporte e Lazer, combate ao preconceito e à discriminação, proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, dos idosos, das mulheres, das pessoas em situação de rua, das pessoas com deficiência, dos animais, da educação pública, do livro e da leitura.

Texto: Cláudio Oliveira
Foto: Marcelo Barroso