24/01/2020 SAIBA MAIS: O papel da Escola do Legislativo para a população natalense

As atividades relacionadas à Câmara Municipal de Natal são as mais variadas. O universo do Legislativo Municipal é repleto de ações, atividades e iniciativas que visam, em sua totalidade, trabalhar em nome do cidadão natalense para sua melhor qualidade de vida e acesso a direitos.

Nesta vertente, a gama de projetos desenvolvidos pela Casa potiguar deve estar sempre atualizada, com seus profissionais devidamente capacitados e sua estrutura em pleno funcionamento.

Por isso, a Câmara Municipal tem uma ação efetiva quando tratamos do quesito educação. Dentro das nossas instalações, contamos com a Escola do Legislativo Wilma de Faria, criada desde 2005 com o intuito de capacitar os servidores das áreas meio e fim, como também segmentos específicos da sociedade. Isso tudo para contribuir com a qualificação permanente, em temáticas de interesse e atuação do Poder Legislativo.

Dentre os diversos cursos que são ofertados anualmente pela instituição, os objetivos são os mais variados, assim como subsidiar os mandatos dos vereadores ou atualizar servidores para melhor atendimento ao público. Durante todo o ano legislativo os cursos não param de acontecer e têm uma adesão maciça dos membros da Casa. A Escola do Legislativo, em determinadas situações e ocasiões, também oferece cursos voltados para a população em geral, ou seja, aberto ao público.

“Isso para que possamos atingir a comunidade de uma forma geral, levando a democracia, a ética e a cidadania para que as pessoas participem do universo Legislativo. Daqui saem as Leis e é onde o povo deve ter suas necessidades atendidas. Nós também temos a política de fazer com que as ferramentas de gestão sejam colocadas em prática dentro da estrutura da Câmara Municipal. Hoje, a escola é uma realidade, montamos cronogramas diversos para que haja um melhor conhecimento daquela realidade que forma o contexto do dia a dia das pessoas e da Instituição”, explica o diretor da escola, Rafael Jácome.

A Escola do Legislativo Miguel Arraes foi criada pela resolução nº 338/2005,em 09 de dezembro de 2005, teve seu nome alterado para Escola do Legislativo Wilma de Faria pela resolução nº0443/2018. É conveniada à Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas – ABEL, nossa representação no Brasil, que congrega as instituições do Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, promovendo o intercâmbio de informações e projetos desenvolvidos em todo território nacional.