22/01/2020 SAIBA MAIS: Sessão Solene homenageia personalidades

Homenagear pessoas, personalidades ou instituições que prestam serviço à sociedade. Esse é o papel da Sessão Solene, uma cerimônia do Poder Legislativo municipal dedicada a comemorações e reconhecimento das ações desenvolvidas pelos homenageados, seja a nível local ou nacional. A indicação da homenagem é feita pelos parlamentares.

De acordo com o Chefe do Cerimonial da Câmara Municipal do Natal, Alex Melo, a Sessão Solene é um momento ímpar dentro do Legislativo. “Através da Sessão Solene, quando existe o reconhecimento do parlamentar do serviço que é prestado à sociedade, se valoriza todo o trabalho desenvolvido por essas pessoas ou instituições. Uma coisa é você ser premiado, ou ser reconhecido em um festival, uma solenidade mais simples, outra coisa é quando o Poder Legislativo reconhece o valor que os homenageados possuem dentro da cidade”, explicou.

Alex Melo ainda ressalta que a Sessão Solene também exerce um papel de destaque na vida profissional dos homenageados. “Muitas dessas pessoas que recebem uma comenda, ou um diploma de reconhecimento, inserem em seus currículos profissionais esse título recebido. Inclusive temos casos aqui na Câmara Municipal do Natal, de pessoas que foram homenageadas, incluíram no currículo e foram inseridas no mercado de trabalho”, ressaltou.

“É todo um preparo especial que requer equilíbrio, seja emocional, profissional, porque as solenidades acontecem de uma forma para que as pessoas homenageadas se sintam verdadeiramente reconhecidas, todo um cuidado com seus convidados, todo um procedimento desde antes da Sessão começar até ela terminar”, acrescentou Alex Melo.

No ano de 2019, na Câmara Municipal do Natal foram realizadas 115 Sessões Solenes, sendo 90 internas e 25 externas, homenageando diversas personalidades e instituições em áreas como educação, saúde, arte, turismo, cultura, entre outras.

Texto: Kehrle Junior