Notícia

08/01/2020 Vereadores acompanham início da demolição do Hotel Reis Magos

O antigo Hotel Reis Magos, que já foi palco de diversas discussões sobre a utilização e finalidade de sua estrutura, começou a ser demolido na tarde desta quarta-feira (08), após alvará favorável para demolição expedido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB). Construído em 1965, na Praia do Meio, o hotel foi um dos cartões-postais da cidade. Após o seu fechamento em 1995, a estrutura ficou abandonada e estava sendo utilizada como ponto para marginais, prostituição, venda de drogas e se tornou ainda uma região de alto risco para a saúde da população do entorno, devido às infestações de mosquitos transmissores  de arboviroses. 

Segundo o presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PSDB), a demolição do prédio representa o começo da modernização daquele trecho da orla da cidade. “O Hotel Reis Magos, óbvio que teve uma história para cidade, inevitável falar isso, mas do jeito que se encontrava não tinha mais condições de se continuar em pé. Foi uma decisão acertada do município, acho que a justiça deu o prazo para o governo se pronunciar, como o governo não se pronunciou, os empresários iniciaram a demolição. Acredito e torço para que daqui a três, quatro anos, estejamos aqui vendo uma outra paisagem, até porque essa área como um todo tem que passar por uma mudança, então a mudança começa hoje”, afirmou Paulinho. 

Autor da moção em favor da demolição do antigo hotel, o vereador Felipe Alves (MDB), também esteve presente e comentou sobre a importância da derrubada das ruínas. “Um desfecho que a cidade esperava, um equipamento que é um resto de hotel, verdadeiras ruínas que traziam diversos transtornos para essa região da cidade, problemas de saúde pública, local que prolifera doenças, inseguro, além de prejuízos às questões urbanísticas. Era um símbolo do atraso que a partir de hoje, nós vamos ter o desenvolvimento chegando, inclusive com a chegada da revisão do plano diretor”, destacou Felipe Alves. 

“É um momento ímpar aqui para a nossa cidade, o antigo hotel há muito tempo vinha trazendo prejuízos para a nossa cidade, no sentido social, ambiental, de saúde, casos de prostituição. Então esse hotel, que é da iniciativa privada, poderá trazer progresso para o município gerando emprego e renda para a nossa cidade”, acrescentou o vereador Robson Carvalho (PMB). 

 

Texto: Kehrle Junior

Foto: João Maria Alves