20/04/2017 Sessão Solene homenageia os capoeiristas do RN

Representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, a capoeira foi o esporte em destaque na noite desta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Natal. Por iniciativa do vereador Preto Aquino (PEN), grandes capoeiristas da cidade foram homenageados, com diploma meritório, por se destacarem na sua modalidade esportiva. Presentes na solenidade o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT) e o vereador Robson Carvalho (PMB).

A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil. “Nada mais justo do que homenagear os mestres, contramestres e professores da capoeira, que desenvolvem um trabalho social na cidade, em escolas e praças; tudo sem nenhum fim lucrativo. O objetivo dos capoeiristas é sempre de ressocializar, tirar as crianças da marginalidade”, comenta o propositor da solenidade.

A capoeira é um diálogo de corpos. O vencedor é aquele que não obteve resposta do parceiro. Na forma amistosa, ou seja, na roda de capoeira, o jogo é, verdadeiramente, um diálogo de corpos. Dois capoeiristas se benzem ao pé do berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro entre no jogo, e assim sucessivamente, até que todos participem.

Para Marcos Carvalho, presidente da Associação de Capoeira Nacional - Origem Angola, a solenidade serve como uma oportunidade para difundir a capoeira, como a criação de políticas públicas. “Agradeço a Casa pela homenagem justa e a todos que compõe a Câmara de vereadores. Falar da capoeira é falar da vida de todos nós. Não tem como separar a vida e a capoeira, ela tem essa força mágica, e as vezes dolorosa, devido as dificuldades do dia a dia. Meu desejo é que a partir dessa sessão solene seja plantada uma semente para que haja maior expressão do esporte e públicas para beneficiar os praticantes da capoeira”.