09/10/2019 Escola do Legislativo conclui curso sobre processos legislativos

A Câmara Municipal de Natal recebeu nesta quarta-feira (9) a imagem peregrina de Nossa Senhora da Apresentação, em preparação para a Festa da padroeira da cidade do Natal. Na ocasião, vereadores, servidores e visitantes participaram de uma missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira e pelo padre Flávio Bezerra, vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Natal.

"A igreja Católica, assim como outras agremiações religiosas, desempenham papel forte em nosso país, que necessita de mais amor e caridade. Saímos com alegria e esperança por dias melhores com a gente fazendo a nossa parte enquanto legisladores", destacou a vereadora Nina Souza (PDT). Já a vereadora Divaneide Basílio (PT), enfatizou a importância do pluralismo religioso. "O próprio bispo chamou a atenção para isso que é um gesto profundo que traz reflexão de amor, paciência, tolerância e respeito como expressão de fé", disse a vereadora. O vereador Robson Carvalho (PMB) também participou da missa.

Na passagem da imagem pela Câmara, Dom Jaime Vieira falou também sobre a canonização da Irmã Dulce, que ocorrerá no próximo domingo (13), em Roma;  e sobre o Sínodo da Amazônia, encontro de bispos e cardeais que acontece até o próximo dia 27 para discutir, em Roma, a situação da igreja na Amazônia e temas ligados ao meio ambiente e povos indígenas. "Ter a receptividade da imagem da nossa padroeira nesse momento importante para a igreja é muito significativo e proporciona a oração e a palavra, que é levada à toda a população, especialmente nesta Casa que tem a vocação de ser do povo", disse o arcebispo.

A imagem da santa, que se tornou padroeira da capital potiguar, foi encontrada por pescadores em 21 de novembro de 1753 na margem do Rio Potengi, que banha a cidade. É o mesmo dia em que a Igreja celebra a Apresentação da Mãe de Jesus no Templo, por isso foi dado à imagem o nome de Nossa Senhora da Apresentação, que está percorrendo instituições e entidades filantrópicas, e encerrará o percurso na Prefeitura da cidade. Na programação, as celebrações religiosas se dividem entre a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e a Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta. A “Missa da Pedra do Rosário”, celebrada às 5h no local onde a imagem apareceu, é um dos pontos altos da festa.

Fotos: Marcelo Barroso

Curso Escola - Curso Processos Legislativo Avançado - 9-10-2019