27/09/2019 Audiência debate acolhimento e prevenção ao suicídio

Uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (27) na Câmara Municipal de Natal debateu sobre a prevenção e capacitação da rede de acolhimento e tratamento de saúde mental no município como forma de evitar a depressão e suicídios. Proposta pelo vereador Robson Carvalho (PMB), os vereadores Preto Aquino (PATRI) e Nina Souza (PDT) participaram do debate, junto a representantes das Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Defesa Social e Assistência Social, bem como Movimentos e ONGS que trabalham com a causa.

A audiência acontece dentro da campanha Setembro Amarelo. “Precisamos falar sobre este tema. Estamos finalizando o mês alusivo de valorização da vida e prevenção ao suicídio e é importante saber como é que as ações estão acontecendo, ouvindo as secretarias e avaliando em que pode melhorar”, destaca Robson Carvalho.

Em Natal, os casos de suicídios e de tentativas chamaram a atenção da população, mas segundo o assessor do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Flávio Vieira, já está acontecendo a mudança na abordagem dos agentes de segurança em relação às pessoas que atentam contra a própria vida. “A princípio não se sabia o que fazer e costumava-se levar a pessoa para casa. O fluxograma de atendimento foi formado e o treinamento formatado para que esses agentes saibam lidar com uma situação de tentativa de suicídio. Agora são encaminhados para a rede de assistência que também está em constante capacitação”, explicou.

Os profissionais da Saúde têm se qualificado para atender os pacientes em surto, seja na rede básica, serviços de urgência e emergência, ou serviço terapêutico especializado, segundo a psicóloga e coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Emanuelle Camelo. “Promovemos os treinamentos com os agentes de segurança e, em paralelo, as capacitações ocorrem com a atenção básica e médicos, para que possam estar preparados para atender as demandas de saúde mental”, conta.

Além disso, foi relatado na audiência ações da Assistência Social com os centros de referência (CRAS) e atividades e projetos que incluem toda a família. Na área esportiva, ações como o Ciclo Natal, que acontece todos os meses em regiões diferentes, e a promoção de atividades esportivas por toda a cidade, também foram apontadas como alternativas de prevenção.

As atividades físicas são, inclusive, grandes aliadas para trazer bem-estar aos pacientes. “E é neste sentido que estamos promovendo a Corrida Inclusiva Ponte da Vida, para mostrar à sociedade que o exercício físico é importante para a saúde mental. As atividades físicas liberam hormônios do bem-estar. Essa corrida tem esse foco e incluindo pessoas com mobilidade reduzida que estão muito vulneráveis à problemas mentais e depressão”, explica Leila Maia, fundadora do projeto Ponte da Vida. A corrida vai ocorrer neste sábado (28) a partir das 15h, a partir da Praia do Forte.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso