27/09/2019 Associação dos Auditores do Tesouro Municipal recebe homenagem da Câmara

A Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal (ASAN) foi homenageada em Sessão Solene da Câmara Municipal de Natal, na noite desta quinta-feira (26), por ocasião dos 10 anos de criação. A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB). A ASAN atua no fortalecimento da categoria de auditores fiscais e o aperfeiçoamento do fisco municipal. Ao todo, foram entregues 23 comendas durante a solenidade.

Para Paulinho Freire, este é um momento para destacar o trabalho da entidade que apoia profissionais do setor e homenagear todos que fazem parte da associação como diretores, ex-diretores e auditores associados. “A ASAN agrega os auditores fiscais, os guardiões do município com seu trabalho fundamental e indispensável. A ASAN também se destaca pelo seu trabalho junto ao Ministério Público e Tribunal de Contas para que possa indicar, se necessário, falhas na arrecadação, dando total respaldo para que os auditores possam fazer suas atividades com toda lisura possível”, destacou.

A ASAN trabalha diretamente na defesa da classe e dos contribuintes, atuando pela saúde fiscal e financeira do município de Natal. O presidente da CMN também parabenizou todos associados pelo trabalho realizado, em principal, pela luta para desenvolver e realizar suas atividades de gestão fiscal e tributária.

De acordo com sua diretoria, a ASAN surgiu da necessidade de se constituir uma entidade forte na defesa da causa dos auditores. “Nós temos algumas missões, duas delas são o desenvolvimento da administração tributária, tornando ela eficiente, a fim de arrecadar da forma mais justa os tributos; também buscamos o reconhecimento da categoria do auditor fiscal, que enfrenta dificuldades em ser reconhecida pois muita gente ainda não entende a importância do seu trabalho”, explicou o diretor da instituição, José Márcio Matos.

A instituição também se destaca pelas lutas e conquistas ao longo dos anos, entre elas, a de se aproximar de entidades representativas, como por exemplo, a Câmara Municipal de Natal.

Vice-presidente da ASAN e homenageado da noite, o auditor fiscal Alexandre Castro pontuou sobre a missão dos profissionais da área. “A Associação representa de forma muito contundente a categoria. Temos uma luta diária, principalmente pela sociedade de Natal, defendendo seus interesses, fiscalizando todas as ações tributárias da cidade buscando sempre a qualidade na arrecadação e na aplicação dos recursos”, disse.

A entidade possui uma trajetória em prol da justiça fiscal, seja atuando como autora de projetos relativos a alterações da legislação tributária municipal, apresentados ao Poder Executivo, seja formalizando denúncias dos mais variados gêneros. O vice-presidente da Federação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais, (FENAFIM), Carlos Cardoso Filho, recebeu a homenagem em nome da Federação, em caráter nacional. Ele acrescentou sobre o papel dos auditores de todo Brasil.

“A tributação municipal é aquela que não pode faltar, porque garante os serviços públicos de primeira necessidade que são educação, saúde, trânsito, lixo, saneamento e muito mais. É aquilo que se faltar dói diretamente nas pessoas. E aqui nós somos servidores que lutamos para manter essa receita. Muitas vezes a população olha para o auditor como inimigo dela, e nós também lutamos para que esse pensamento chegue ao fim”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Felipe Alves (PMDB), Preto Aquino (Patriota) e Ary Gomes (PDT), além de secretários estaduais e municipais de tributação, associações e intensidades representativas da área.

Texto: Salvina Miranda

Foto: Verônica Macedo

Homenagem aos 10 anos da ASAN - Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal