20/04/2017 Dia da poesia é comemorado na CMN com homenagem a Dorian Gray

Reconhecido no Brasil e no exterior, o consagrado artista potiguar Dorian Gray, foi homenageado (in memoriam) na noite desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Natal. Na ocasião, também foi exaltado o dia da poesia, comemorado oficialmente dia 21 de março. Presentes na solenidade o vereador Preto Aquino (PEN), grandes poetas e artistas norte-rio-grandenses, além de familiares do homenageado.

A iniciativa da sessão solene foi do vereador Franklin Capistrano (PSB). “É importante preservar a memória cultural do povo e a cultura vai abrindo portas; todo artista é um visionário e um profeta do futuro, constrói novas dimensões da linguagem cultural para que a sociedade possa avançar. Dorian Gray Caldas começou na arte muito cedo motivado pela sua vocação. Um artista incansável e detentor de diversos prêmios. Nome emblemático que deixa sua memória para futuras gerações”, disse o parlamentar.

Dorian Gray nasceu no dia 16 de fevereiro de 1930 e se destacou através de trabalhos em pintura, escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho e poesia, junto com outros grandes nomes das artes plásticas potiguares, como Newton Navarro, que foi seu grande amigo e companheiro em muitos trabalhos. Dorian também era um dos imortais da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).

O advogado e poeta Diógenes da Cunha Lima, amigo próximo de Dorian Gray, fala da admiração pelo artista e da importância de se elevar o poeta. “O poeta avança no tempo, as grandes emoções da vida é a poesia. É quando a palavra atinge seu ponto de excelência. Dorian Gray orgulha o Brasil e o exterior, tenho profunda estima de ter sido seu amigo próximo e poder ter partilhado de tantos momentos”, afirma o artista.

A celebração do dia mundial da poesia foi instituída na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior