19/04/2017 Comissão cobra investimentos para festejos juninos à Secretaria de Cultura

A Comissão de Cultura se reuniu, na manhã desta quarta-feira (19), com o Secretário Municipal de Cultura - Secult - Dácio Galvão para discutir sobre os festejos juninos na cidade de Natal, sobre o Plano Municipal de Cultura, além da Lei de Incentivo à Cultura.

Segundo a presidente da Comissão, vereadora Eudiane Macedo (SD), a reunião foi relevante para que os vereadores obtivessem informações, por parte da Secult, sobre os valores destinados ao movimento junino e quais as ações da Prefeitura de Natal para apoiar o São João desse ano. "A Comissão veio à Funcarte (Fundação Cultural Capitania das Artes) conversar com o Secretário Dácio para discutir sobre os festejos juninos que é uma cultura tão nordestina, tão popular. Trouxemos hoje algumas indagações como qual o valor destinado para as quadrilhas juninas e para os arraiás de rua, o que a Prefeitura está organizando para o São João de Natal, o local, as atrações, entre muitos outros temas", afirmou Eudiane Macedo.

De acordo com o Secretário Dácio Galvão, a Secult possui alguns projetos em relação aos festejos juninos que serão apresentados à Comissão de Cultura para a análise dos vereadores. "Nós temos alguns projetos em relação aos festejos juninos que pretendemos ampliar e formatar em um projeto final para apresentar à Comissão. Em uma próxima reunião buscaremos soluções, junto aos vereadores, para captar recursos e viabilizar a realização de um festejo junino que abranja toda as regiões de Natal", explicou Dácio.

O vereador Preto Aquino (PEN) afirmou que a Prefeitura precisa investir mais no São João da cidade, principalmente incentivar a volta dos arraiás dos bairros. "Seria importante a volta dos tradicionais arraiás de bairro na cidade. São festejos importantes que mobilizam a população e para que aconteçam precisam do apoio da Prefeitura. Apesar de está com um orçamento limitado tenho certeza que o Prefeito vai ouvir nossas propostas e tentar contemplar as quatro regiões da cidade".

Outro ponto abordado pela Comissão de Cultura foi a Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. O vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) falou sobre a burocracia da lei ser um grande impasse para beneficiar os produtores culturais da cidade. "A proposta da Comissão é a modificação, a atualização da Lei Djalma maranhão, que é uma lei muito burocrática e restritiva. Propomos um grupo de estudo com a Secretaria Municipal de Cultura para flexibilizar e atualizar a lei e consequentemente proporcionar uma maior inclusão cultural na cidade de Natal", disse Ubaldo.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso