18/04/2017 Artista plástico Flávio Freire é cidadão natalense

Integrado ao movimento em prol da revitalização do bairro histórico da Ribeira, Flávio Freitas, que já se considera natalense de coração, recebeu na noite desta terça-feira (18) o título de cidadão natalense. A  honraria foi proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSL), em uma sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Natal, que contou com a participação do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), e os vereadores Preto Aquino (PEN) e Júlia Arruda (PDT); além de amigos e familiares do homenageado.

Para a propositora da sessão, Flávio Freitas é um artista de qualidade irretocável e que adotou Natal desde criança, levando o nome da nossa cidade para o mundo. “Filho de uma natalense, Flávio nasceu no Rio de Janeiro, mas veio morar em Natal ainda muito novo e, ao se tornar artista, passou a representar Natal em mostras em todos os continentes, chegando a ser ganhador de vários prêmios. É, portanto, um filho que dá orgulho à nossa cidade e que é merecedor deste reconhecimento”, disse a vereadora Eleika.

Com formação em Arquitetura e Música, Flávio Freitas é um artista brasileiro entre os mais premiados do Rio Grande do Norte "Esse título mostra o reconhecimento da cidadania e a decência do meu trabalho perante o poder legislativo municipal. É um prazer ser honrado com essa homenagem por essa cidade que me acolhe há tanto tempo. Já me sinto natalense de coração e é um privilégio esse reconhecimento formal", disse o novo cidadão natalense.

Nascido no Rio de Janeiro/RJ, em 1961, Flávio Ferreira de Souza Freitas passou todos os verões da sua infância em Natal, cidade de origem da sua mãe, Uiara Ferreira de Souza Freitas. Com a morte precoce do seu pai Edwards Montenegro de Freitas, que era piloto da Força Aérea Brasileira, aos 33 anos, Flávio veio para Natal definitivamente em dezembro de 1964. O artista foi o primeiro artista potiguar selecionado para o cadastro nacional do Instituto Itaú Cultural. No ano de 2004, o homenageado teve obras expostas nos cinco continentes, pela exposição coletiva de gravuras, La Collecte e também representou o Brasil, como artista plástico, no Festival de Percussão de Longueuil/Canadá. Desde o ano de 2013, Flávio também atua, paralelamente à sua dedicação à arte, como Diretor de Artes Integradas da Fundação Capitania das Artes – Secretaria Municipal de Cultura de Natal.

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Verônica Macedo